Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação e rastreamento celular das ações direta e indireta do carvacrol e do timol como estratégia de controle de carrapatos Rhipicephalus sanguineus (Acari: Ixodidae)

Resumo

Carrapatos da espécie Rhipicephalus sanguineus, são atualmente considerados de grande relevância econômica-sanitária, principalmente por possuírem ampla distribuição geográfica, serem transmissores de doenças e por serem de difícil controle. Relatos depopulações resistentes de R. sanguineus, bem como de outras espécies aos acaricidas sintéticos, atualmente um dos principais métodos de controle utilizados, são frequentemente encontrados na literatura em função da utilização contínua e indevida desses acaricidas,sendo que o uso excessivo contamina o ambiente e atinge também os organismos não alvos.Por isso a busca constante por novas substâncias com ação acaricida que possam controlar com eficácia os carrapatos e que, ao mesmo tempo, possam ser aplicados em baixas dosagens e que se conheçam pormenorizadamente seus mecanismos de ação no ectoparasita torna-se importante. Duas substâncias de origem vegetal: a) carvacrol e b) timol, tem se destacado,nesse aspecto por apresentarem alta eficácia mesmo nas formulações de baixa concentração do princípio ativo, entretanto, ainda não estão esclarecidos quais são os seus respectivos mecanismos de ação que causam a morte dos ectoparasitas. Atualmente a utilização da cultura de células com aplicação em estudos de mecanismos de ação destes acaricidas poderá fornecer resultados de grande relevância, além também de poder contribuir de maneira significativa nos estudos da biologia e interação dos carrapatos com seus hospedeiros. Desta forma o presente estudo terá como objetivos estudar a forma de ação dos acaricidas carvacrole timol sobre as glândulas salivares do carrapato R. sanguineus, a partir da realização de bioensaios de exposição tanto do carrapato, como também da glândula salivar. Para tanto serão aplicadas técnicas morfológicas (microscopia confocal e ultraestrutura) e de citometria de fluxo para detecção e rastreamento das alterações que possam ocorrer nas rotas celulares em função desta exposição, tais como àquelas ligadas à via apoptótica e consequentemente à degeneração do órgão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMARGO-MATHIAS, MARIA IZABEL; CLARET PEREIRA, NATALIA RUBIO; REIS, CAMILA DA SILVA; DE ALMEIDA, CRISTIANE REGINA; DOS SANTOS MENDES, DOUGLAS RODRIGO; DE ARAUJO, GISELLE BEZERRA; POSTALI, LAYS; FIGUEROA, TOBER; FERNANDES FERREIRA, ALLAN ROBERTO; SANTOS, JUAN PARENTE; DE OLIVEIRA, PATRICIA ROSA. Deltamethrin as inductor agent of precocious ovarian degeneration in Rhipicephalus sanguineus s.l. (Acari: Ixodidae) ticks. Experimental and Applied Acarology, v. 72, n. 2, p. 161-169, JUN 2017. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.