Busca avançada
Ano de início
Entree

Novas estratégias para o aumento da eficácia de programas de erradicação de Streptococcus agalactiae em rebanhos leiteiros

Processo: 15/21157-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2016 - 30 de abril de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:José Carlos de Figueiredo Pantoja
Beneficiário:José Carlos de Figueiredo Pantoja
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Pesq. associados: Letícia Borges Nunes Correia ; Rodolfo Santos Rossi ; Vera Lúcia Mores Rall
Assunto(s):Mastite bovina  Qualidade do leite  Epidemiologia 

Resumo

A alta prevalência de mastite contagiosa é uma das principais barreiras biológicas para a melhoria da qualidade do leite no Brasil. Dentre os patógenos contagiosos, infecções intramamárias causadas por Streptococcus agalactiae resultam em grandes prejuízos econômicos, devido a redução da produção leiteira, aumento dos custos com tratamentos de mastite e descarte de leite, e diminuição do valor comercial e rendimento industrial do leite e produtos lácteos devido a aumentos nas concentrações de células somáticas e de bactérias totais. Ademais, S. agalactiae possui potencial zoonótico e tem sido associado a infecções em gestantes, neonatos e indivíduos imunocomprometidos, causando principalmente pneumonia, septicemia e meningite. Devido as grandes perdas econômicas resultantes das mastites causadas por S. agalactiae, programas de erradicação em larga escala tem sido historicamente implementados em países de pecuária leiteira desenvolvida. Apesar de ter sido praticamente erradicado nessas regiões, S. agalactiae ainda é um dos patógenos mais prevalentes em rebanhos brasileiros, estando presente em mais de 60% dos rebanhos. Nesse contexto, o objetivo global desse estudo é a identificação de estratégias que poderão ser empregadas para maximizar a eficiência biológico-econômica de programas de erradicação de S. agalactiae. Entre três e dez rebanhos leiteiros com alta prevalência de mastite causada por S. agalactiae serão identificados para participação do estudo. Inicialmente um ensaio clínico randomizado com delineamento em paralelo será realizado para estimar a eficácia de três protocolos de tratamento de mastite subclínica causada por S. agalactiae durante a lactação. As informações geradas serão utilizadas para o desenvolvimento de um modelo matemático (árvore de decisão) que incorporará variáveis econômicas e biológicas, com o objetivo de auxiliar os produtores rurais a maximizarem o custo-benefício de programas de tratamento. Adicionalmente, novas estratégias diagnósticas serão estudadas para promover o uso racional de antimicrobianos em programas de erradicação, de forma a diminuir o risco da presença de resíduos de antimicrobianos no leite e desenvolvimento de resistência bacteriana às drogas utilizadas. Como componente de extensão, um programa de capacitação técnica para controle da mastite contagiosa será oferecido, em colaboração com uma indústria de laticínios, a ordenhadores, produtores rurais, estudantes e técnicos consultores pertencentes a indústria leiteira privada e órgãos governamentais. Resultados desse estudo poderão ser aplicados diretamente em programas de erradicação de mastite contagiosa e contribuir para melhoria da qualidade do leite, o bem-estar dos animais, e garantir a segurança dos produtos lácteos oferecidos à população. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSSI, RODOLFO SANTOS; AMARANTE, ARIADNE FERREIRA; GUERRA, SIMONY TREVISAN; LATOSINSKI, GIULIA SOARES; ROSSI, BRUNA FERNANDA; MORES RALL, VERA LUCIA; DE FIGUEIREDO PANTOJA, JOSE CARLOS. Efficacy of cefquinome and a combination of cloxacillin and ampicillin for treatment of dairy cows with Streptococcus agalactiae subclinical mastitis. PLoS One, v. 14, n. 4 APR 25 2019. Citações Web of Science: 0.
ROSSI, R. S.; AMARANTE, A. F.; CORREIA, L. B. N.; GUERRA, S. T.; NOBREGA, D. B.; LATOSINSKI, G. S.; ROSSI, B. F.; RALL, V. L. M.; PANTOJA, J. C. F. Diagnostic accuracy of Somaticell, California Mastitis Test, and microbiological examination of composite milk to detect Streptococcus agalactiae intramammary infections. JOURNAL OF DAIRY SCIENCE, v. 101, n. 11, p. 10220-10229, NOV 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.