Busca avançada
Ano de início
Entree

Proposta de uma metodologia para a seleção e o dimensionamento de moinhos para remoagem de alta eficiência energética

Processo: 15/11739-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2016 - 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Minas - Tratamento de Minérios
Pesquisador responsável:Maurício Guimarães Bergerman
Beneficiário:Maurício Guimarães Bergerman
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Homero Delboni Junior
Assunto(s):Dimensionamento  Minerais metálicos  Cominuição 

Resumo

Na área de moagem secundária, ou remoagem, a preocupação com a eficiência energética se mostra de extrema importância. Em geral, os consumos específicos desta etapa são superiores aos da etapa primária. Além disso, tem se observado uma tendência de afinamento das granulometrias de moagem nos novos projetos de minerais metálicos, o que leva cada vez mais a uma maior necessidade de gastos nesta etapa, tanto em termos de custos de implantação como de operação. Nos novos projetos que incluem remoagem no Brasil, granulometrias de remoagem da ordem de 0,040 a 0,020 mm têm se mostrado necessárias. Neste contexto, os moinhos tubulares de bolas, adequados para moagem primária, apresentam eficiências decrescentes em termos de aproveitamento de energia, quando são necessários produtos abaixo de 0,050 mm. A fim de avaliar as melhores alternativas tecnológicas disponíveis para estas aplicações de remoagem, este trabalho irá propor uma metodologia aberta e de baixo custo para a adequada seleção e dimensionamento destes circuitos. Inicialmente serão estudadas as alternativas aos moinhos tubulares de bolas, com foco nos moinhos verticais de carga agitada. Serão realizadas amostragens em ao menos cinco usinas em operação no Brasil de forma a se avaliar o desempenho industrial dos moinhos tubulares e dos moinhos verticais. Será então desenvolvido um novo ensaio em escala laboratorial, que utilize uma pequena massa de minério, para simular o consumo de energia e a distribuição granulométrica dos produtos dos moinhos verticais industriais. Serão realizados ainda ensaios em escala laboratorial com outras tecnologias de moinhos para remoagem, de forma a se avaliar as tecnologias com maior potencial de economia de energia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FONSECA, R. A.; OLEGARIO JUNIOR, F. C. F.; BERGERMAN, M. G.. EVALUATION OF THE ROUGHER FEED AND CONCENTRATE SIZE DISTRIBUTIONS FROM THE SALOBO SULPHIDE COPPER ORE PROCESSING PLANT. HOLOS, v. 33, n. 6, p. 85-91, . (15/11739-2)
BERGERMAN, MAURICIO G.; DELBONI JUNIOR, HOMERO. Development and Validation of a Simplified Laboratory Test to Design Vertical Stirred Mills. KONA POWDER AND PARTICLE JOURNAL, n. 37, p. 187-194, . (15/11739-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.