Busca avançada
Ano de início
Entree

Entendendo o papel da comunicação de recrutamento no sucesso do forrageamento das colônias de abelhas sem-ferrão (Meliponini)

Processo: 15/24617-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 15 de fevereiro de 2016 - 13 de março de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Fábio Santos do Nascimento
Beneficiário:Fábio Santos do Nascimento
Pesquisador visitante: Christoph Grueter
Inst. do pesquisador visitante: Johannes Gutenberg University Mainz (JGU), Alemanha
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Sociobiologia  Insetos sociais  Abelhas  Intercâmbio de pesquisadores 

Resumo

Insetos sociais frequentemente utilizam informação fornecida por suas companheiras de ninho para localização de fontes de recurso. Muitas formigas, cupins e abelhas sem-ferrão usam trilhas de feromônio para o recrutamento, enquanto abelhas Apis usam uma intrincada linguagem de dança para comunicar a localização das fontes de alimento às suas companheiras. O presente plano propõe o estudo de oito espécies de abelhas sem-ferrão com diferentes tipos de recrutamento para testar a predição que as forrageadoras de espécies com recrutamento por comunicação exploram fontes de recursos mais ricas do que aquelas que não recrutam. esta predição surge pelo fato de que as forrageadoras frequentemente recrutam apenas para fontes mais ricas e, desta forma, filtram a informação de suas companheiras. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.