Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de plataformas de sínteses químicas em regime de fluxo contínuo: obtenção de moléculas estratégicas para o mercado farmacêutico

Processo: 15/11801-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de fevereiro de 2016 - 31 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Convênio/Acordo: FINEP - PIPE/PAPPE Subvenção
Pesquisador responsável:Leandro de Carvalho Alves
Beneficiário:Leandro de Carvalho Alves
Empresa:Accert Pesquisa e Desenvolvimento em Química e Biotecnologia Ltda (ACCERT)
Município: São Carlos
Pesq. associados:Kleber Thiago de Oliveira ; Marco Antonio Barbosa Ferreira
Bolsa(s) vinculada(s):16/01497-4 - Desenvolvimento de plataformas de sínteses químicas em regime de fluxo contínuo: obtenção de moléculas estratégicas para o mercado farmacêutico, BP.PIPE
Assunto(s):Síntese orgânica  Indústria farmacêutica  Carbamazepina  Sinvastatina  Fluxo contínuo  Fármacos 

Resumo

O presente projeto de pesquisa visa o desenvolvimento de plataformas de síntese química em regime de fluxo contínuo para a obtenção das moléculas Pravastatina, seus sais de sódio e de amônio, e da Eslicarbazepina, Acetato de Eslicarbazepina e Epóxido da Carbamazepina, produtos de degradação dos ativos Simvastatina e Carbamazepina, respectivamente. Estas moléculas são estratégicas para o mercado farmacêutico, visando o atendimento da legislação atual como a Resolução RDC 58/2013 (ANVISA), que estabelece parâmetros para os estudos de produtos de degradação em formulações farmacêuticas. Neste sentido, acreditamos que o desenvolvimento de plataformas de química em fluxo fornecerá uma tecnologia ímpar e de grande valor agregado. Estas plataformas permitem o aumento na eficiência de conversão das matérias-primas em produtos de interesse, além de proporcionar a possibilidade de automação das sínteses químicas desenvolvidas, de gerar um aumento na segurança dos processos trazidos pelos módulos de hidrogenação, de promover uma redução no gasto de energia envolvido no processo, e de possibilitar o gerenciamento preciso e a minimização de resíduos gerados, em linha com as necessidades atuais de processos químicos sustentáveis. Ainda, o desenvolvimento desta plataforma tecnológica contribuirá positivamente para o movimento de inversão da balança comercial neste setor de química fina, que em 2013 foi negativo de quase US$ 9,0 bilhões. Pretendemos utilizar, como fonte primária de matérias-primas, fármacos e medicamentos reciclados através de projeto Reciclagem de Fármacos (FAPESP 2012/51338-9) em fase de finalização na Accert Química e Biotecnologia, empresa que já comercializa (exporta) produtos desenvolvidos em parceria com a FAPESP (processo 2010/51662-5) para um importante cliente Suíço, líder mundial na comercialização de padrões analíticos de alta pureza. Portanto, temos um direcionamento real da atual demanda de mercado por este tipo de substância. Além disso, temos o apoio formal de um dos nossos clientes do mercado farmacêutico, líder nacional no setor, de apoio ao projeto e eventual auxílio após a Fase 2 de pesquisas para o scale up dos processos desenvolvidos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARMONA-VARGAS, CHRISTIAN C.; ALVES, LEANDRO DE C.; BROCKSOM, TIMOTHY J.; DE OLIVEIRA, KLEBER T. Combining batch and continuous flow setups in the end-to-end synthesis of naturally occurring curcuminoids. REACTION CHEMISTRY & ENGINEERING, v. 2, n. 3, p. 366-374, JUN 2017. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.