Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da bioluminescência em Chaetopterus variopedatus (Annelida, Polychaeta) e prospecção de novos sistemas bioluminescentes marinhos

Processo: 15/25834-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2016 - 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Radiologia e Fotobiologia
Pesquisador responsável:Anderson Garbuglio de Oliveira
Beneficiário:Anderson Garbuglio de Oliveira
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/15696-1 - Estudo da bioluminescência da salpa Thalia democratica, BP.TT
16/04290-1 - Purificação e caracterização fotoproteína do molusco Dosidicus gigas, BP.TT
Assunto(s):Bioluminescência  Luciferases 

Resumo

Bioluminescência, a emissão de luz fria e visível por seres vivos, é um processo biológico extremamente importante. Esse fenômeno é representado no ambiente marinho por uma extraordinária variedade de organismos que utilizam sua capacidade de produzir luz para encontrar alimentos, se comunicar e afastar predadores. Diferentes mecanismos químicos e distribuições filogenéticas presentes nesses organismos luminescentes evidenciam as vantagens ecológicas dessa capacidade. No entanto, as origens, funções e a natureza química de alguns sistemas bioluminescentes ainda permanecem obscuras. Entre os mecanismos de bioluminescência pouco compreendidos pode-se citar o do anelídeo marinho Chaetopterus variopedatus. As reações luminescentes reportadas para esse organismo in vitro são muito mais lentas e ineficientes quando comparadas a sua bioluminescência. De fato, o verdadeiro fator de ativação intrínseco de sua luminescência ainda continua indeterminado, bem como os mecanismos de oxidação envolvidos.O presente projeto tem como objetivo isolar e caracterizar a luciferina e fotoproteína envolvida no mecanismo de emissão de luz do anelídeo C. variopedatus. Ainda, propõe-se também prospectar no litoral brasileiro sistemas bioluminescentes marinhos que ainda não foram caracterizados quimicamente. Dessa maneira, espera-se que os resultados obtidos neste projeto contribuam para a produção de novos estudos acadêmicos e aplicados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OBA, YUICHI; STEVANI, CASSIUS V.; OLIVEIRA, ANDERSON G.; TSARKOVA, ALEKSANDRA S.; CHEPURNYKH, TATIANA V.; YAMPOLSKY, ILIA V. Selected Least Studied but not Forgotten Bioluminescent Systems. Photochemistry and Photobiology, v. 93, n. 2, p. 405-415, MAR-APR 2017. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.