Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de lesões cardíacas via biomarcadores em cães com ehrliquiose monocítica crônica

Resumo

A ehrlichiose monocitica canina é uma doença de importância mundial, responsável por uma grande parcela das doenças infecciosas que acometem cães na rotina da clínica de pequenos animais. Ainda há aspectos fisiopatogênicos dessa hemoparasitose que ainda não estão completamente elucidados, por isso que diversos estudos ainda são realizados nesse sentido. Sabe-se que o coração também é lesado em animais com ehrlichiose. Já está comprovada a ocorrência de endocardite e/ou miocardite por exame histopatológico. A dosagem de biomarcadores é o exame não invasivo de escolha para detectar lesões cardíacas precoces. no entanto, ainda é claro a prevalência e a magnitude dessas lesões em animais que estão na fase crônica dessa enfermidade. Até o presente momento, os trabalhos que relacionaram essas duas condições, observaram que há aumento da proteína Troponina cardíaca I em animais com ehrlichiose aguda e crônica. O estudo em questão visa correlacionar três biomarcadores cardíacos nessa enfermidade: a Creatinoquinase fração MB, a Troponina Cardíaca I e a porção aminoterminal de Peptídeos Natriuréticos Cerebrais, chamados de NT-proBNP. Esse último em particular é de suma importância por ser uma proteína recém descoberta mais sensível para detectar lesões cardíacas, uma vez que aumenta quando há sobrecarga de volume e/ou de pressão. Essas dosagens de biomarcadores fazem parte de um estudo maior, que correlacionará essas variáveis não só entre elas como também com resultados clínicos, de exames eletrocardiográficos (tanto o convencional quanto o ambulatorial) e pela análise da variabilidade da frequência cardíaca durante 24 horas em animais com ehrlichiose na fase crônica da doença. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FILIPPI, MAURICIO GIANFRANCHESCO; FERREIRA LIMA, MAYRA DE CASTRO; PAES, ANTONIO CARLOS; CRUZ ALEIXO, AMANDA SATITA; OBA, EUNICE; DE SOUZA, FABIANA FERREIRA; TAKAHIRA, REGINA KIOMI; GOMES LOURENCO, MARIA LUCIA. Evaluation of heart rate variability and behavior of electrocardiographic parameters in dogs affected by chronic Monocytic Ehrlichiosis. PLoS One, v. 14, n. 5 MAY 24 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.