Busca avançada
Ano de início
Entree

Qualidade física de um latossolo em um sistema integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF)

Processo: 15/21525-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2016 - 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Carolina dos Santos Batista Bonini
Beneficiário:Carolina dos Santos Batista Bonini
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Dracena. Dracena , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Cristiana Andrighetto ; Gelci Carlos Lupatini ; Gustavo Pavan Mateus
Assunto(s):Física do solo  Manejo do solo  Agrossilvicultura  Agregação do solo  Matéria orgânica  Compactação dos solos  Latossolos  Conservação do solo 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agregação do solo | Compactação | matéria orgânica | manejo e conservação do solo

Resumo

O sistema integração lavoura-pecuária-floresta tem a característica de integrar componentes tanto a cultura de gramínea junto a animais herbívoros. A implantação deste sistema visa a sustentabilidade, procurando explorar o máximo da área, além de diminuir os impactos sobre as propriedades do solo. O presente trabalho tem por objetivo estudar os atributos físicos e químicos de um Latossolo em um sistema de integração lavoura-pecuária-floresta desde 2012, bem como a produção de capim marandu. O delineamento experimental utilizado será em blocos casualizados, com quatro repetições e compostos por quatro tratamentos: T1 - integração lavoura-pecuária, sem o componente arbóreo; T2 - sistema agrossilvipastoril, com sombreamento de 1 linha de eucalipto, com densidade de 200 arvores/ha; T3 - sistema agrossilvipastoril, com sombreamento de 3 linhas de eucalipto, com densidade de 500 arvores/ha; e T4 plantio exclusivo de eucalipto. O experimento será realizado na Agência Paulista de Tecnologias dos Agronegócios - APTA do Extremo Oeste, no município de Andradina/SP de janeiro de 2016 a dezembro de 2017 em solo classificado como Latossolo Vermelho. As avaliações a serem realizadas serão os atributos físicos do solo (estabilidade de agregados, porosidade do solo, infiltração de água, resistência mecânica a penetração, umidade do solo), atributos químicos (teores de fósforo, potássio, magnésio e cálcio, matéria orgânica, pH, acidez potencial e calculadas as somas de bases, capacidade de troca catiônica e saturação por bases) e a produção de forragem. As análises de solo serão feitas em três camadas do solo, de 0-0,05; 0,05-0,10 e 0,10-0,20 m. Os resultados serão analisados efetuando-se a análise de variância, correlação simples e contrastes a 5% de probabilidade para a comparação de médias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAROLINA DOS SANTOS BATISTA BONINI; GELCI CARLOS LUPATINI; CRISTIANA ANDRIGHETTO; GUSTAVO PAVAN MATEUS; REGES HEINRICHS; ALINE SAMPAIO ARANHA; ERIKELLY ALINE RIBEIRO DE SANTANA; GUILHERME CONSTANTINO MEIRELLES. Produção de forragem e atributos químicos e físicos do solo em sistemas integrados de produção agropecuária. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 51, n. 9, p. 1695-1698, . (15/21525-0)
MATOS, ALINE MARCHETTI SILVA; BONINI, CAROLINA DOS SANTOS BATISTA; MOREIRA, BRUNO RAFAEL DE ALMEIDA; ANDREOTTI, MARCELO; HEINRICHS, REGES; DA SILVA, DIOGO TIAGO; DE SOUZA, JOSE AUGUSTO LIBERATO; SANTOS, MELISSA ALEXANDRE; ANDRIGHETTO, CRISTIANA; PAVAN, GUSTAVO MATEUS; et al. Long-Term Integrated Crop-Livestock-Forestry Systems Recover the Structural Quality of Ultisol Soil. AGRONOMY-BASEL, v. 12, n. 12, p. 13-pg., . (15/21525-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.