Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de nanoemulsões associadas a terapia fotodinâmica no tratamento do câncer de mama

Processo: 15/16660-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2016 - 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Marilia de Freitas Calmon
Beneficiário:Marilia de Freitas Calmon
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Pesq. associados:Antonio Claudio Tedesco ; Fernando Lucas Primo ; Paula Rahal
Assunto(s):Neoplasias mamárias  Curcumina  Terapia fotodinâmica 

Resumo

O câncer permanece como um dos principais problemas de saúde mundial. O tratamento do câncer de mama envolve a utilização de recursos terapêuticos complexos, com resultados estéticos pouco satisfatórios que implicam, consequentemente, no comprometimento social e psicológico do paciente devido às mutilações originadas na região das mamas. A nanotecnologia, na última década, tem se destacado como uma das ferramentas mais promissoras no tratamento do câncer. As nanoemulsões apresentam características atrativas como estabilidade biológica, biocompatibilidade, redução da toxicidade associada com a terapia de combate ao câncer, aumento da eficiência da terapia, além de poderem ser administradas por diferentes rotas e podem incorporar uma grande variedade moléculas de drogas. Portanto, o projeto tem como objetivos desenvolver nanoemulsões de entrega de drogas associadas a terapia fotodinâmica para o tratamento do câncer de mama e testar a eficiência destas nanoemulsões in vitro, por meio de ensaios de captação intracelular das nanoemulsões, citotoxicidade e fototoxicidade, proliferação celular e apoptose. As eficiências destas nanopartículas também serão testadas in vivo por meio da eficiência anti-tumoral, análise de permeabilidade vascular e angiogênese. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CANDIDO, NATALIA MARIA; DE MELO, MARYANNE TRAFANI; FRANCHI, LEONARDO PEREIRA; PRIMO, FERNANDO LUCAS; TEDESCO, ANTONIO CLAUDIO; RAHAL, PAULA; CALMON, MARILIA FREITAS. Combining Photodynamic Therapy and Chemotherapy: Improving Breast Cancer Treatment with Nanotechnology. JOURNAL OF BIOMEDICAL NANOTECHNOLOGY, v. 14, n. 5, p. 994-1008, MAY 2018. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.