Busca avançada
Ano de início
Entree

Educação para o autogerenciamento de pacientes com câncer de cabeça e pescoço apoiada em multimídia: estudo experimental

Processo: 15/09139-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2016 - 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Edvane Birelo Lopes de Domenico
Beneficiário:Edvane Birelo Lopes de Domenico
Instituição-sede: Escola Paulista de Enfermagem (EPE). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados: Cristiane Decat Bergerot ; Maria Cristina Mazzaia
Assunto(s):Educação em saúde  Atenção à saúde  Doença crônica  Autocuidado  Neoplasias de cabeça e pescoço 

Resumo

A neoplasia de cabeça e pescoço é uma das dez mais frequentes no Brasil, atinge cerca de 1,7% da população brasileira. Os tratamentos podem resultar em deficiências funcionais e estéticas, dependendo da localização e do estadiamento do tumor. As ações educativas são importantes no processo de adaptação e geração de habilidades para o autogerenciamento. Objetivos: construir e validar um programa educativo alicerçado na construção de habilidades para o autogerenciamento direcionado para pacientes diagnosticados com câncer de cabeça e pescoço, e avaliar este programa, de forma comparativa com o atendimento educativo convencional, por meio de instrumentos de qualidade de vida, ansiedade e depressão. Método: estudo de natureza mista, quantitativo e qualitativo, dividido em três etapas: (1) estudo descritivo sobre o processo de desenvolvimento, avaliação e validação dos conteúdos educativos por profissionais da saúde, mediante emprego da técnica Delphi; (2) estudo experimental, randomizado e controlado, com utilização dos instrumentos Functional Assessment of Cancer Therapy - Head and Neck (FACT-H&N) e Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HADS); (3) estudo qualitativo, para avaliação, de acordo com os pressupostos do estudo de recepção, do material educativo desenvolvido para o grupo experimento. Os dados quantitativos serão analisados pela estatística descritiva e analítica, com métodos adequados para cada etapa do estudo, adotar-se-a nível de significância de 5%, e utilizar-se-á o software Statistical Package for Social Science 22.0. Os dados qualitativos serão organizados e analisados pela análise de conteúdo de Bardin. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FLÁVIA TATIANA PEDROLO HORTENSE; CRISTIANE DECAT BERGEROT; EDVANE BIRELO LOPES DE DOMENICO. Quality of life, anxiety and depression in head and neck cancer patients: a randomized clinical trial. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 54, p. -, 2020.
PEDROLO HORTENSE, FLAVIA TATIANA; BERGEROT, CRISTIANE DECAT; DE DOMENICO, EDVANE BIRELO LOPES. Construction and validation of clinical contents for development of learning objects. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, n. 2, p. 306-313, MAR-APR 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.