Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da exposição fetal e infantil à cocaína e canabinóides por meio de análise toxicológica em leite materno, mecônio e tecido do cordão umbilical

Processo: 15/15700-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2016 - 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise Toxicológica
Pesquisador responsável:Mauricio Yonamine
Beneficiário:Mauricio Yonamine
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados: Carolina Dizioli Rodrigues de Oliveira
Assunto(s):Toxicologia  Cordão umbilical  Espectrometria de massas  Canabinoides  Mecônio  Cocaína  Leite materno 

Resumo

O aumento no número de usuárias de drogas em idade fértil leva a preocupação crescente com relação à exposição da criança a drogas durante os períodos gestacional e lactacional devido aos acometimentos obstétricos, neonatais e na infância que podem ser decorrentes do uso agudo ou crônico por parte da mãe. O abuso de drogas como cocaína e maconha por gestantes e lactantes pode causar danos em curto e longo prazos no neonato, além de favorecer a negligência materna e aumentar as taxas de mortalidade fetal. Os dados epidemiológicos no Brasil a esse respeito são escassos e a avaliação deste tipo de exposição depende em grande parte do relato da própria mãe, que muitas vezes omite ou nega o consumo de drogas. Nesse contexto, a determinação de substâncias em matrizes biológicas que identifiquem a exposição da criança pode representar a melhor forma de caracterizar o problema e guiar as decisões da equipe de saúde de modo mais seguro. Alguns estudos com matrizes alternativas materno-fetais têm utilizado mecônio e, mais recentemente, cordão umbilical para o desenvolvimento de métodos de diagnóstico da exposição do feto. No que diz respeito à exposição durante o aleitamento, a determinação direta de compostos ativos no leite humano seria a melhor forma para se estimar o grau em que a criança está sendo exposta por esta via. Assim, um dos objetivos do projeto é investigar a aplicabilidade do tecido do cordão umbilical em comparação ao mecônio como alternativa de diagnóstico e comprovação da exposição in utero à cocaína e canabinoides. Um segundo objetivo é determinar as concentrações de substâncias ativas (cocaína, cocaetileno, norcocaína, tetraidrocanabinol, canabinol e canabidiol) que podem ser secretadas em leite materno humano. Para atingir os objetivos, métodos serão desenvolvidos visando à detecção dos analitos de interesse nas matrizes mecônio, tecido do cordão umbilical e leite materno, privilegiando-se o uso de técnicas recentes de preparação de amostras, como a extração acelerada por solvente (ASE) e a microextração em fase líquida (LPME). A identificação e quantificação das substâncias psicoativas serão realizadas através de cromatografia em fase gasosa acoplada à espectrometria de massas (GC-MS). Os métodos desenvolvidos e validados serão aplicados em amostras de leite coletadas no Hospital Municipal Dr. Arthur Ribeiro de Saboya e amostras de mecônio e cordão umbilical coletadas no Hospital Universitário -USP. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MANTOVANI, CINTHIA DE CARVALHO; PEREIRA E SILVA, JEFFERSON; FORSTER, GUILHERME; DE ALMEIDA, RAFAEL MENCK; DE ALBUQUERQUE DINIZ, EDNA MARIA; YONAMINE, MAURICIO. Simultaneous accelerated solvent extraction and hydrolysis of 11-nor-Delta(9)-tetrahydrocannabino1-9-carboxylic acid glucuronide in meconium samples for gas. chromatography-mass spectrometry analysis. JOURNAL OF CHROMATOGRAPHY B-ANALYTICAL TECHNOLOGIES IN THE BIOMEDICAL AND LIFE SCIENCES, v. 1074, p. 1-7, FEB 1 2018. Citações Web of Science: 3.
SILVEIRA, GABRIELA DE OLIVEIRA; LODDI, SILVANA; RODRIGUES DE OLIVEIRA, CAROLINA DIZIOLI; ZUCOLOTO, ALEXANDRE DIAS; GIMENEZ FRUCHTENGARTEN, LIGIA VERAS; YONAMINE, MAURICIO. Headspace solid-phase microextraction and gas chromatography-mass spectrometry for determination of cannabinoids in human breast milk. Forensic Toxicology, v. 35, n. 1, p. 125-132, JAN 2017. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.