Busca avançada
Ano de início
Entree

Modificação da superfície do grafeno com um dendrímero: um estudo de materiais híbridos nanoestruturados para aplicações químicas e biológicas

Processo: 15/20397-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2016 - 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Devaney Ribeiro Do Carmo
Beneficiário:Devaney Ribeiro Do Carmo
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Óxido de grafeno  Materiais nanoestruturados  Dendrímeros 

Resumo

Neste projeto, pretende-se modificar quimicamente o óxido de grafeno com um dendrímero Polipropilenoimina Tetra amina (DAB-AM-4) e explorar suas propriedades químicas e biológicas. Os objetivos específicos deste projeto podem ser resumidos em três etapas. Em uma primeira etapa, deseja-se preparar e caracterizar por diferentes técnicas tais como: Espectroscopia Ramam, Infravermelho (FTIR), UV-Visível (UV-Vis), Difração de Raios-X (DRX), Ressonância Magnética Nuclear (RMN), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET), o produto da reação do óxido de grafeno com o dendrímero. Em uma segunda etapa pretende-se fazer um estudo sistemático sobre as propriedades eletroquímicas destes materiais, após a formação do nanocompósitos de complexos metálicos com ferrocianeto de potássio, empregando principalmente a técnica eletroquímica de voltametria cíclica e eletrodos sólidos e de pasta de grafite como eletrodo de trabalho. Após otimização do sistema eletroquímico, pretende-se testar estes materiais, como sensores para a determinação de espécies de interesse ambiental e biológico, empregando principalmente as técnicas de voltametria de onda quadrada, pulso diferencial e cronoamperometria. A terceira etapa, consiste em averiguar o efeito da associação de canabidiol ao óxido de grafeno modificado com o dendrimero (OGD) na recuperação dos efeitos facilitatórios da lesão da substância negra parte reticulada, (SNpr) sobre ataques epilépticos, assim como definir os mecanismos farmacológicos de um possível efeito antiepiléptico da administração de canabidiol na substância negra, determinando não somente seu modo de ação, mas também um importante local de efeito terapêutico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDES, DANIELA SILVESTRINI; BONFIM, KELY SILVEIRA; DO CARMO, DEVANEY RIBEIRO. Silver Hexacyanoferrate (III) on a Hybrid Graphene Oxide/PAMAM Dendrimer Surface and Application as an Electrocatalyst in the Detection of Isoniazid. Electroanalysis, v. 30, n. 6, p. 1107-1116, JUN 2018. Citações Web of Science: 0.
DOS SANTOS, VANESSA SOLFA; MARALDI, VITOR ALEXANDRE; BONFIM, KELY SILVEIRA; SOUZA, TAMIRES ROCHA; RIZZATO NAKAMURA, ANA PAULA; MAGOSSI, MAIARA DE SOUZA; MAGOSSI, MARIANA DE SOUZA; FERNANDES, DANIELA SILVESTRINI; DO CARMO, DEVANEY RIBEIRO. Voltammetric Behavior of Zinc Hexacyanoferrate (III) Nanoparticles and Their Application in the Detection of N-Acetylcysteine. International Journal of Electrochemical Science, v. 12, n. 8, p. 7142-7153, AUG 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.