Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel da Cadeia Vitória-Trindade na geração de dinâmica de sub e meso-escalas

Processo: 15/21729-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2016 - 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Física
Pesquisador responsável:Ilson Carlos Almeida da SIlveira
Beneficiário:Ilson Carlos Almeida da SIlveira
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Auxílios(s) vinculado(s):19/21904-1 - Sobre a estacionaridade e a instabilidade da Corrente de Contorno Intermediária entre 24° S e 18° S, PUB.ART
Assunto(s):Instabilidade hidrodinâmica  Corrente do Brasil 

Resumo

O papel da Cadeia Vitória-Trindade na geração de atividade de sub- e mesoescala da Corrente do Brasil é proposto de ser investigado tanto observacionalmente quanto por modelagem numérica de alta resolução. É sabido que a Corrente do Brasil meandra e desenvolve vórtices e anéis ao cruzar a cadeia de montes submarinos. Vórtices de menor escala (da ordem de 1 km) e filamentos vorticais ocorrem nas bordas dos vórtices de mesoscala. O estudo destas estruturas de submesoescala é inédito no Brasil. O estudo multidisciplinar proposta aqui será conduzido com o intento de explicar como ocorre o meandramento da Corrente do Brasil, o desenvolvimento dos vórtices submesoescala periféricos e como estes afetam a biota planctônica local. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARRUDA, WILTON Z.; DA SILVEIRA, ILSON C. A. Dipole-induced Central Water extrusions south of Abrolhos Bank (Brazil, 20.5 degrees S). CONTINENTAL SHELF RESEARCH, v. 188, OCT 15 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.