Busca avançada
Ano de início
Entree

Percursos histórico-sociais na incorporação de imigrantes no oeste paulista (1880-1950)

Resumo

De modo geral, o projeto busca analisar os percursos distintos trilhados na incorporação de diferentes grupos de imigrantes no contexto específico do interior paulista entre os anos de 1880 e 1950, contribuindo assim para demonstrar a complexidade da formação do tecido social do estado de São Paulo e sua especificidade no contexto da nação. Como, em conjunturas históricas distintas, processos de afirmação da identidade e processos de assimilação marcaram as trajetórias de cada grupo étnico (italianos, portugueses, espanhóis, japoneses e sírios e libaneses) na vasta região conhecida como o Oeste Paulista, onde a economia cafeeira predominou? A resposta a tal questão merece ser desdobrada segundo variáveis que se situam na interseção entre: 1) o background social, econômico e cultural trazidos pelos diversos grupos de imigrantes aqui chegados da terra de origem; 2) os condicionantes de sua inserção na nova terra (sobretudo tendo em vista as especificidades do mercado de trabalho e as oportunidades de mobilidade), tanto no meio rural, quanto no meio urbano do Oeste Paulista; e 3) os desenvolvimentos relativos aos contextos políticos e ideológicos de cada uma das nações de origem dos imigrantes e do Brasil, ao longo do período enfocado. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OSWALDO MARIO SERRA TRUZZI; JOÃO PEDRO VOLANTE. Percursos migratórios intergeracionais e dinâmicas de implantação de imigrantes estrangeiros no oeste paulista (1880-1950). Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 31, n. 3, p. 161-191, Dez. 2019.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.