Busca avançada
Ano de início
Entree

Experimental and numerical investigation of airfoil self noise

Processo: 15/50302-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2015 - 30 de novembro de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Aerodinâmica
Convênio/Acordo: University of New South Wales
Proposta de Mobilidade: SPRINT - Projetos de pesquisa - Mobilidade
Pesquisador responsável:William Roberto Wolf
Beneficiário:William Roberto Wolf
Pesq. responsável no exterior: Com Doolan
Instituição no exterior: University of New South Wales (UNSW), Austrália
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/03413-4 - Investigação da geração e propagação de ruído em configurações aerodinâmicas utilizando aeroacústica computacional, AP.JP
Assunto(s):Aeronaves  Aerofólios  Simulação numérica  Simulação por computador  Ruído  Cooperação internacional 

Resumo

Este projeto tem coma objetivo unir esforços de pesquisa complementares em termos de simulação numérica e experimentos, entre os grupos de pesquisa da UNICAMP, ITA a UNSW, para investigar a problema de ruído próprio de aerofólios. Esse problema tem aplicações cientificas e tecnológicas uma vez que a ruído de aerofólios é gerado por aeronaves (pás de rotores, asas a dispositivos hiper-sustentadores), turbinas eólicas a ventoinhas de dispositivos eletrônicos. Todos esses dispositivos contribuem para a poluição sonora ambiental e são identificados como um problema de saúde global pela Organização Mundial de Saúde. Portanto, este projeto é importante para se entender e controlar o ruído gerado por aerofólios com finalidade de se permitir melhorias nos dispositivos citados. Os pesquisadores envolvidos neste projeto identificaram uma oportunidade de colaborar através da combinação de suas experiências em termos de simulações computacionais e métodos experimentais capazes de investigar e propor soluções pare ruído próprio de aerofólio. Nesse sentido, os pesquisadores pretendem estudar os efeitos de poro-elasticidade presente em asas de corujas que são, caçadores silenciosos. Os pesquisadores também propõem a organização de seminários em cada país para fomentar um maior esforço científico, bem como desenvolver um programa de pesquisa para investigar mais profundamente os fundamentos da geração de ruído de aerofólio e as estratégias de controle de ruído com inspiração em asas de coruja. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PIMENTA, CRISTIANO; WOLF, WILLIAM R.; CAVALIERI, ANDRE V. G. A fast numerical framework to compute acoustic scattering by poroelastic plates of arbitrary geometry. Journal of Computational Physics, v. 373, p. 763-783, NOV 15 2018. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.