Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação de modelos de educação alimentar e nutricional em grupo na atenção básica na perspectiva da autonomia em saúde

Processo: 15/13716-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2015 - 31 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Viviane Laudelino Vieira
Beneficiário:Viviane Laudelino Vieira
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Ana Maria Cervato-Mancuso ; Cláudia Maria Bógus ; Samantha Caesar de Andrade
Assunto(s):Nutrição em saúde pública  Atenção primária à saúde  Promoção da saúde  Educação alimentar e nutricional 

Resumo

Enunciado do problema: A promoção da autonomia em saúde por meio das ações educativas tem sido apresentada como uma estratégia de enfrentamento aos novos desafios da saúde pública, especialmente para a Atenção Básica. A promoção da autonomia em saúde parte de um encontro entre usuário e profissional da saúde, no qual se contemple uma comunicação e uma negociação de saberes e experiências. Uma tecnologia de cuidado nessa direção é a Educação Alimentar e Nutricional (EAN), especialmente quando aplicada em grupo. Objetivo: Analisar comparativamente modelos educativos para a prática de EAN em grupo, no contexto de São Paulo na perspectiva da autonomia em saúde. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa avaliativa composta por avaliação formativa e somativa. Para o estudo nomeiam-se três etapas: (1) elaboração do novo modelo de EAN em grupo, (2) análise comparativa do modelo proposto com um controle e (3) proposição de indicadores de autonomia em saúde. O estudo será realizado no Centro de Referência para a Prevenção e Controle de Doenças Associadas à Nutrição, sendo a coleta de dados durante o desenvolvimento dos grupos por meio de observação, com uso de áudio e vídeo. O grupo B incluirá a qualificação do coordenador e a avaliação formativa. Ao final dos encontros dos dois grupos, serão realizadas entrevistas com os participantes para a compreensão da análise somativa através da comparação desses. Para estas análises se utilizará da técnica Análise de Discurso, por meio da qual se identificarão os indicadores de autonomia. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KELLEM REGINA ROSENDO VINCHA; CLÁUDIA MARIA BÓGUS; ANA MARIA CERVATO-MANCUSO. Possibilidades de atuação profissional em grupos educativos de alimentação e nutrição. Interface (Botucatu), v. 24, p. -, 2020.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.