Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de técnicas de análise de imagens para avaliação do vigor e da morfologia interna de sementes

Processo: 15/24008-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2016 - 30 de setembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Francisco Guilhien Gomes Junior
Beneficiário:Francisco Guilhien Gomes Junior
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Pesq. associados:Alberto Tannús ; Fernando Fernandes Paiva ; Julio Marcos Filho ; Silvio Moure Cicero
Bolsa(s) vinculada(s):16/11045-3 - Desenvolvimento de sistemas computadorizados para avaliação do vigor de sementes de alface e tomate baseados no desenvolvimento das plântulas, BP.TT
Assunto(s):Análise de imagens  Controle da qualidade  Germinação de sementes  Imagem por ressonância magnética 

Resumo

A análise de imagens é uma área componente da pesquisa moderna em tecnologia de sementes, com possibilidade da redução do tempo e aumento da precisão das avaliações. Técnicas que visam à determinação automatizada do vigor de sementes baseadas no desenvolvimento das plântulas e o exame da morfologia interna de sementes de maneira não invasiva são exemplos que podem fornecer informações muito importantes para os programas de controle de qualidade das empresas de sementes. Entretanto, a adoção de novos procedimentos é condicionada à apresentação de informações consistentes e com resultados comparáveis aos métodos tradicionais. Dentre as plantas cultivadas multiplicadas por sementes, as hortaliças demandam testes eficientes para avaliação do vigor, principalmente devido ao alto valor comercial das sementes, geralmente híbridas. Ainda, o aprimoramento das técnicas não invasivas para avaliação da morfologia interna de sementes, como a ressonância magnética, é fundamental para a geração de imagens com alta qualidade. As propostas dessa pesquisa são: (i) desenvolver um sistema automatizado baseado em características morfológicas de plântulas para avaliação do vigor de sementes de duas espécies de hortaliças de expressão econômica no Brasil - a alface e o tomate; (ii) otimizar os procedimentos para aquisição de imagens de sementes por ressonância magnética, utilizando protocolos específicos de sequência de pulso para captação dos sinais dos núcleos de hidrogênio da água das sementes. Os conhecimentos gerados poderão ser aplicados para assegurar o potencial fisiológico das sementes comercializadas e a maximização do retorno econômico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOMES-JUNIOR, FRANCISCO GUILHIEN; CICERO, SILVIO MOURE; PEDRO VAZ, CARLOS MANOEL; ORLANDI LASSO, PAULO RENATO. X-ray microtomography in comparison to radiographic analysis of mechanically damaged maize seeds and its effect on seed germination. Acta Scientiarum. Agronomy, v. 41, 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.