Auxílio à pesquisa 15/23536-9 - Aminoglicosídeos, Quitosana - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de esferas de quitosana com fármacos e nanopartículas de prata

Processo: 15/23536-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2016
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Eliana Cristina da Silva Rigo
Beneficiário:Eliana Cristina da Silva Rigo
Instituição Sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Andrés Vercik ; Luci Cristina de Oliveira Vercik ; Renata Gebara Sampaio Dória ; Silvio Henrique de Freitas
Assunto(s):Aminoglicosídeos  Quitosana  Biomateriais 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aminoglicosídeos | esferas | Nano partículas de Prata | quitosana | Biomateriais

Resumo

A artrite séptica, osteomielite e celulite são afecções ortopédicas que atingem os eqüinos com grande ocorrência levando ao comprometimento do desempenho desses animais. As formas de tratamento convencionais para as infecções ortopédicas são antibioticoterapia sistêmica, administração intra-articular de antibióticos e perfusão regional intravenosa com antibióticos. Porém, em sistemas convencionais, durante o processo de liberação do fármaco, ocorre uma elevação momentânea no organismo que pode atingir a níveis tóxicos, caindo drasticamente após um tempo, sendo necessárias altas concentrações para se atingir o objetivo necessário. Dessa forma, a proposta desse projeto é o desenvolvimento e avaliação do efeito antimicrobiano de esferas de quitosana com agentes antimicrobianos (aminoglicosídeos e nanopartículas de prata) para sistema de liberação controlada. As caracterizações físico-químicas serão realizadas utilizando-se técnicas de microscopia eletrônica de varredura (MEV), espectroscopia no infravermelho (IV) e difração de raios X (DRX). O comportamento de absorção e liberação dos agentes antimicrobianos será analisado mediante a técnica espectroscopia no Ultravioleta-visível (UV-vis). A avaliação antimicrobiana será realizada pelo ensaio de halo de difusão em disco para Staphylococcus aureus e Escherichia Coli. Ao final pretende-se desenvolver um sistema de liberação de fármaco como forma alternativa de tratamento para as infecções ortopédicas que acometem os eqüinos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA VERCIK, LUCI CRISTINA; VERCIK, ANDRES; DA SILVA RIGO, ELIANA CRISTINA. Kinetics of silver nanoparticle release from chitosan spheres. MRS ADVANCES, v. 2, n. 19-20, p. 1089-1094, . (16/18767-4, 15/23536-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: