Busca avançada
Ano de início
Entree

História natural da disfunção das glândulas lacrimal e salivar na Síndrome de Sjogren

Processo: 14/23211-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2016 - 31 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Eduardo Melani Rocha
Beneficiário:Eduardo Melani Rocha
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesq. associados: Denny Marcos Garcia ; Jorge Esquiche León ; Paulo Louzada Junior
Assunto(s):Imuno-histoquímica  Reação em cadeia da polimerase via transcriptase reversa quantitativa (qRT-PCR)  Oftalmologia  Linfoma 

Resumo

A lágrima e a saliva desempenham várias funções na manutenção da saúde. Essas secreções umedecem, lubrificam, nutrem e atuam na defesa da superfície ocular e da boca, res. As lágrimas ajudam na visão e a saliva na fala e na deglutição de alimentos. Além disso, ambas controlam as populações microbianas e promovem a renovação e reparação dos tecidos. Portanto, a disfunção lacrimal, salivar ou combinação de ambas podem afetar a saúde visual, bucal e sistêmica, além da qualidade de vida. Tais disfunções resultam de inúmeras condições clínicas cujos mecanismos fisiopatológicos ainda são pouco compreendidos e as possibilidades terapêuticas limitadas.A síndrome de Sjögren (SS) é uma exocrinopatia autoimune que afeta principalmente as glândulas lacrimais e salivares. Apesar da doença ter sido descrita em 1933, uma série de perguntas não respondidas persistem relativas a(s) causa(s), a progressão da disfunção secretora, às complicações orais e sistêmicas associadas com xerostomia em doenças autoimunes e não autoimunes da desregulação dos linfócitos B e a parâmetros de melhora ou piora da doença. Além disso, são necessárias estimativas mais exatas da incidência do desenvolvimento de linfoma e outras co-morbidades nessa síndrome.Os objetivos gerais deste estudo são fazer o acompanhamento multidisciplinar, comparativo de parâmetros clínicos, laboratoriais histológicos e moleculares de pacientes com SS e não SS em relação às alterações das glândulas lacrimais, superfície ocular, glândulas salivares, artropatias, endocrinopatias e outras manifestações, para documentar a história natural e identificar causas e mecanismos e padrões de evolução da SS. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GARCIA, DENNY MARCOS; DE OLIVEIRA, FABIOLA REIS; MODULO, CAROLINA MARIA; FAUSTINO, JACQUELINE; BARBOSA, AMANDA PIRES; ALVES, MONICA; ROCHA, EDUARDO MELANI. Is Sjogren's syndrome dry eye similar to dry eye caused by other etiologies? Discriminating different diseases by dry eye tests. PLoS One, v. 13, n. 12 DEC 3 2018. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.