Busca avançada
Ano de início
Entree

A suplementação de cafeína pode reverter os efeitos negativos do período do dia sobre o desempenho intermitente de alta intensidade?

Processo: 15/20081-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2016 - 31 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Emerson Franchini
Beneficiário:Emerson Franchini
Instituição-sede: Escola de Educação Física e Esporte (EEFE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cafeína 

Resumo

O objetivo do presente estudo será investigar o efeito da ingestão de cafeína (5 mg.kg-1) sobre a capacidade de sprints repetidos em diferentes períodos do dia. Participarão do estudo 15 voluntários, fisicamente ativos. Todos os participantes irão comparecer para realizar cinco testes, sendo: 1) um teste incremental e uma familiarização do teste de sprints repetidos; 2) quatro testes de sprints repetidos, sendo um no período da manhã sem cafeína (Manhã-CON) e outro no período da manhã com cafeína (Manhã-CAF); 3) dois testes de sprints repetidos no período da noite com ingestão de cafeína (Noite-CAF) e outro com ingestão de placebo (Noite-PLA). A avaliação do desempenho será realizada através de 10 sprints de 6s com um intervalo de 30s entre eles. As variáveis respiratórias (VO2, VCO2, e VE) e a frequência cardíaca serão mensuradas durante todo o protocolo de desempenho. Adicionalmente, serão calculadas a potência pico e a potência média e a quantificação da potência de reserva anaeróbia para cada série de sprints. Além disso, serão calculados o índice de fadiga da potência pico e da potência média. Por fim, a percepção subjetiva de esforço, os hormônios adrenalina e noradrenalina e as concentrações de lactato sanguíneo serão mensurados antes e após cada sprint. Uma análise de variância de dois fatores (condição e período do dia) com medidas repetidas no segundo fator será utilizada para comparar grupos e condições. A magnitude do efeito será calculada via eta ao quadrado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOPES-SILVA, JOAO PAULO; DA SILVA SANTOS, JONATAS FERREIRA; FRANCHINI, EMERSON. Can caffeine supplementation reverse the effect of time of day on repeated-sprint exercise performance?. APPLIED PHYSIOLOGY NUTRITION AND METABOLISM, v. 44, n. 2, p. 187-193, FEB 2019. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.