Busca avançada
Ano de início
Entree

Mecanismos de toxicidade do inseticida imidacloprido e dos seus metabólitos desnitro-imidacloprido e imidacloprido-olefina em mitocôndrias e hepatócitos primários isolados de rato e células HepG2

Processo: 15/19549-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2016 - 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica
Pesquisador responsável:Fábio Erminio Mingatto
Beneficiário:Fábio Erminio Mingatto
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Dracena. Dracena , SP, Brasil
Assunto(s):Metabólitos  Inseticidas  Mitocôndrias  Fígado  Toxicidade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:fígado | Imidacloprido | inseticida | metabólitos | mitocôndria | Toxicidade | Bioquímica Toxicológica

Resumo

O imidacloprido é um inseticida utilizado extensivamente para o controle de pragas em lavouras, animais e em instalações rurais. Dados recentes apontam que ele é o terceiro inseticida mais usado no Brasil e está entre os mais usados no mundo. Existem relatos descritos na literatura de intoxicação hepática em animais provocada por este composto. O fígado desempenha função central no metabolismo, pois recebe nutrientes e xenobióticos que são por ele absorvidos, transformados, armazenados e liberados no sangue além de produzir e armazenar a bile. As atividades de biotransformação dos xenobióticos são realizadas pelo fígado principalmente pelo citocromo P450. Grande parte dessas reações está associada à desintoxicação, porém elas podem representar um grande problema, pois os metabólitos produzidos podem ser altamente reativos e mais tóxicos que o composto de origem. A mitocôndria é responsável pela síntese da quase totalidade do ATP necessário à manutenção da estrutura e função celular e é alvo de substâncias que podem exercer seu efeito tóxico de várias maneiras, como por exemplo, interferindo com a bioenergética ou alterando o balanço entre o sistema antioxidante e a produção de radicais livres, levando ao estresse oxidativo. O hepatócito é a principal unidade funcional do fígado e tem sido extensivamente utilizada para estudar o metabolismo e a toxicidade de uma grande variedade de substâncias químicas, uma vez que propicia características adequadas ao estudo dos danos que essas substâncias e seus metabólitos podem causar. As células HepG2 representam uma linhagem originada de um hepatoblastoma humano e têm sido utilizadas como modelo para investigação dos efeitos de xenobióticos sobre o fígado, pois apresentam características semelhantes às células de um fígado normal, além de possibilitarem cultivo por longos períodos de tempo. Assim, espera-se fornecer informações relevantes sobre os mecanismos de hepatotoxicidade do imidacloprido e de seus metabólitos, desnitro-imidacloprido e imidacloprido-olefina, para o auxílio no tratamento em caso de intoxicação por parte dos animais e humanos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BIZERRA, V, PAULO F.; GUIMARAES, ANILDA R. J. S.; MIRANDA, CAMILA A.; CONSTANTIN, RODRIGO P.; UTSUNOMIYA, KARINA S.; GILGLIONI, EDUARDO H.; CONSTANTIN, JORGETE; ISHII-IWAMOTO, EMY L.; MAIOLI, MARCOS A.; MINGATTO, FABIO E.. Enhanced cytotoxicity of imidacloprid by biotransformation in isolated hepatocytes and perfused rat liver. PESTICIDE BIOCHEMISTRY AND PHYSIOLOGY, v. 164, p. 183-190, . (15/19549-8)
BIZERRA, PAULO F. V.; GUIMARAES, ANILDA R. J. S.; MAIOLI, MARCOS A.; MINGATTO, FABIO E.. Imidacloprid affects rat liver mitochondrial bioenergetics by inhibiting FoF1-ATP synthase activity. JOURNAL OF TOXICOLOGY AND ENVIRONMENTAL HEALTH-PART A-CURRENT ISSUES, v. 81, n. 8, p. 229-239, . (15/19549-8)
DE JESUS SANTOS GUIMARAES, ANILDA RUFINO; VEIGA BIZERRA, PAULO FRANCISCO; MIRANDA, CAMILA ARAUJO; MINGATTO, FABIO ERMINIO. Effects of imidacloprid on viability and increase of reactive oxygen and nitrogen species in HepG2 cell line. TOXICOLOGY MECHANISMS AND METHODS, . (15/19549-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: