Busca avançada
Ano de início
Entree

Atividade antibiofilme e antimicrobiana de ramnolipídeos frente a bactérias de importância alimentar

Processo: 15/22414-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2016 - 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Marcia Nitschke
Beneficiário:Marcia Nitschke
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Biotecnologia  Emulsificantes  Anti-infecciosos  Biofilmes  Biossurfactantes  Ramnolipídeo 

Resumo

Os ramnolipideos (RL) são uma classe de tensoativos produzidos por bactérias que apresentam propriedades de interesse para a indústria alimentícia não apenas devido a atividade emulsificante, mas também pela natureza biodegradável e baixa toxicidade, além de serem produzidos a partir de fontes renováveis. Os RL apresentam potencial para o controle de microrganismos exibindo atividade antimicrobiana e impedindo a formação de biofilmes por patógenos alimentares como Listeria monocytogenes e Salmonella spp. Devido a sua natureza anfifílica os RL podem ser utilizados para dispersar/remover biofilmes já estabelecidos contribuindo para a maior eficiência dos processos de sanitização. Este projeto pretende avaliar a remoção de biofilmes de bactérias de importância alimentar através do tratamento com RL estudando e efeito de variáveis como temperatura, concentração de tensoativo e influência da matriz alimentar (leite). Também se pretende estudar os possíveis mecanismos envolvidos na remoção dos biofilmes e na ação antimicrobiana dos ramnolipideos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, JAKELINE DE FREITAS; VIEIRA, ESTEVAO ALAN; NITSCHKE, MARCIA. The antibacterial activity of rhamnolipid biosurfactant is pH dependent. Food Research International, v. 116, p. 737-744, FEB 2019. Citações Web of Science: 0.
SILVA, S. S. E; CARVALHO, J. W. P.; AIRES, C. P.; NITSCHKE, M. Disruption of Staphylococcus aureus biofilms using rhamnolipid biosurfactants. JOURNAL OF DAIRY SCIENCE, v. 100, n. 10, p. 7864-7873, OCT 2017. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.