Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade de um dos táxons open-ended em Diptera: o gênero Manota Williston (Diptera, Mycetophilidae) no Brasil

Resumo

A família Mycetophilidae é a segunda mais especiosa de Bibionomorpha, abrangendo 233 gêneros, com cerca de 4.500 espécies descritas de todas as regiões biogeográficas. A monofilia de Bibionomorpha e de Mycetophilidae está bem corroborada na literatura. Há algumas hipóteses para as relações filogenéticas entre as subfamílias Sciophilinae, Gnoristinae, Mycomyiinae, Leiinae, Manotinae, Allactoneurinae e Mycetophilinae, mas esse é um tema ainda pendente. Manotinae é a subfamília mais incipiente em termos de conhecimento de sua diversidade na região Neotropical e no Brasil. Conhecida no mundo dos gêneros Eumanota Edwards, Paramanota Tuomikoski, Promanota Tuomikoski e Manota Williston, é conhecida da região Neotropical apenas deste último gênero. Caso típico de biodiversidade oculta, o gênero Manota até o início da década de 1970 era conhecido de apenas três espécies na região Neotropical e outras oito espécies no mundo. Desde então, mais de duzentas espécies foram descritas do mundo todo, sendo que, da região Neotropical, foram descritas 48 espécies de um número limitado de localidades da Costa Rica, Equador, Guiana Francesa, México e Argentina. As indicações são de existência de um número ainda enorme de espécies por serem descritas de várias parte da região Neotropical, incluindo a Floresta Atlântica e a Amazônia. Este projeto pretende trazer uma das maiores autoridades no mundo na sistemática do gênero para trabalhar material do gênero Manota acumulado nos últimos anos em especial da Floresta Atlântica que permita: (1) descrever espécies novas do gênero de diferentes partes do Brasil e da Colômbia; e (2) detectar os padrões de distribuição das espécies do gênero na região. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KURINA, OLAVI; HIPPA, HEIKKI; AMORIM, DALTON DE SOUZA. A contribution to the systematics of the genus Manota Williston (Diptera: Mycetophilidae) in Brazil. Zootaxa, v. 4472, n. 1, p. 1-59, SEP 7 2018. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.