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Versos para os pequeninos, de João Köpke: estudo sobre um manuscrito inédito

Processo: 15/25828-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Vigência: 01 de abril de 2016 - 31 de março de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Norma Sandra de Almeida Ferreira
Beneficiário:Norma Sandra de Almeida Ferreira
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura infantojuvenil  Leitura  Livro didático  Manuscritos  Publicações de divulgação científica  Produção científica  Livros 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação | Leitura | Literatura Infantil | Livros escolares | Literatura escolar

Resumo

Trata-se de solicitação para publicação, em livro, de minha tese de livre docência, na área "Conhecimento e Linguagem, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, defendida em 2014. Na pesquisa - reorganizada para publicação em livro comercial - apresentamos e descrevemos Versos para os pequeninos, manuscrito inédito, escrito de próprio punho por João Köpke (1852-1926) e que faz parte do acervo pessoal da família Köpke. Percorremos dois tipos de interesse investigativos: 1. como um objeto manuscrito, considerando que sua materialidade: o formato, tamanho da letra, a cor e o tipo de tinta utilizados, a disposição do texto verbal e visual no espaço em branco da página, o tipo e tamanho do papel, suporte do texto, instrumento de escrita, entre outros;2. como um objeto cultural, mais especificamente em seus modos de produção, recepção e circulação, previstos e pressupostos a partir de alguns indícios possíveis de serem interpretados. Situamos Versos para os pequeninos no contexto da produção para crianças no período em que ele se encontra circunscrito e no contexto das próprias obras publicadas por João Köpke. Destacamos sua singularidade como bastante distinta da produção impressa de João Köpke, produzida para atender à demanda do mercado editorial (nicho escolar) e da posição que ocupava esse autor naquele momento no cenário intelectual e educacional, no final do século XIX e início de XX. Concluímos que esse manuscrito se constitui em um gênero discursivo pouco explorado na história da leitura e dos livros. (AU)

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