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Desenvolvimento e integração de ferramenta para validação em tempo real de dados de ensaios em vôo

Processo: 15/24690-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Reserva Técnica para Infra-estrutura Institucional de Pesquisa
Vigência: 01 de março de 2016 - 30 de abril de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Sistemas Aeroespaciais
Pesquisador responsável:Nelson Paiva Oliveira Leite
Beneficiário:Nelson Paiva Oliveira Leite
Instituição-sede: Instituto de Pesquisas de Ensaios em Vôo (GEEV). Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Voo (engenharia de aeronaves)  Sistemas de tempo-real  Processamento de dados  Recursos para a pesquisa  Infraestrutura  Equipamentos e provisões  Reserva técnica 

Resumo

O desenvolvimento e a certificação de aeronaves e sistemas aeronáuticos requer a realização de uma campanha de ensaios em voo para a determinação das reais características deste novo produto (e.g. Velocidade de estol) e/ou para verificação do real grau de atendimento deste produto aos requisitos aplicáveis para a sua certificação (e.g. Desempenho na decolagem no caso de pane em um dos motores).Neste contexto a análise quantitativa dos resultados obtidos em uma campanha de ensaios em voo requer o registro e análise de diversos parâmetros de voo (e.g. Ângulos de derrapagem aerodinâmica). Assim o processo de aquisição e armazenamento de dados de ensaios em voo requer a integração de uma Instrumentação de Ensaios em Voo ("Flight Test Instrumentation" - FTI) para a captação de medidas exatas.Em um voo de ensaio, são executados diversos pontos de ensaios cuja validação requer o atendimento de condições que foram rigidamente preestabelecidas (e.g. estabilização da velocidade por 10s a 230kts ± 2kts @1s).O IPEV, com recursos da FINEP, já desenvolveu e integrou com sucesso diversas ferramentas para validação de dados em tempo real e de redução de dados em tempo quase real, as quais foram integradas na sua Estação de Fixa de Telemetria (EFT).Porém a qualidade e a confiabilidade do canal de transmissão de dados por telemetria, não provê a integridade requerida e prejudica bastante a utilização satisfatória de tais ferramentas. Entretanto em muitos voos de ensaios a validação dos dados do ponto de ensaio na EFT não resolve o problema, pois em alguns casos, o piloto precisa de informações adicionais (e.g. Forças de comando), que não são apresentadas nos mostradores da aeronave, para controlar a execução de um determinado ponto de ensaio, para que o mesmo seja feito dentro da tolerância aceitável. Em aeronaves de grande porte (e.g. KCX 390) é possível instalar dentro da aeronave um sistema de aquisição, processamento e de validação de dados de ensaios em voo para que as informações necessárias para a correta execução do ponto de ensaio sejam apresentadas para o piloto de provas.Em aeronaves de pequeno porte (e.g. AT-29) não há espaço disponível para a instalação da FTI mais do sistema de processamento de dados e isso inviabiliza a integração de sistemas avançados de informação para a tripulação.Entretanto o aumento da capacidade computacional dos novos dispositivos de processamento móveis (e.g. Computador de superfície), abre novos horizontes para o desenvolvimento de tais sistemas de informação. Este projeto objetiva a capacitação do IPEV na área de desenvolvimento de sistemas embarcados ultracompactos para o gerenciamento, processamento, validação, tomada de decisão e de redução de dados em tempo real para uso nas campanhas de ensaios em voo.Com isso será possível à realização de diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento para a criação de um grande e complexo sistema de processamento de informações de ensaios em voo embarcado, que visa o aumento da eficiência e da segurança das campanhas de ensaios em voo realizadas pelo IPEV.Neste contexto, o marco inicial a ser desenvolvido por este projeto irá abordar o desenvolvimento de um sistema embarcado para o processamento de dados da FTI para auxilio à pilotagem em voos de ensaios de determinação dos parâmetros da estabilidade estática látero-direcional e longitudinal de uma aeronave. Inicialmente este sistema será desenvolvido para utilização nos voos de ensaios de instrução do Curso de Ensaios em Voo (CEV) que forma Pilotos de Provas, Engenheiros de Ensaios em Voo, Engenheiros e Técnicos de Instrumentação. O CEV é ministrado pela Divisão de Formação em Ensaios em Voo (EFEV) do IPEV e este curso é acreditado pela Sociedade dos Pilotos de Provas Experimentais ("Society of Experimental Test Pilots" - SETP). (AU)

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