Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de paisagens submersas em áreas costeiras através de sensoriamento remoto de alta resolução: estudo de caso do complexo lagunar do portuário de Suape (PE)

Resumo

Este projeto destina-se à análise das características morfossedimentares (batimetria e análise do substrato subaquático) da região costeira do complexo estuarino do porto de Suape, PE e sua relação com aspectos da biodiversidade e parâmetros físicos, criando base para uma proposta de monitoramento de mudanças ambientais e suporte para um programa de conservação. Dentro do escopo do projeto de pesquisa, é prevista a determinação da batimetria e mapeamento textural do substrato a partir de processamento de imagens de satélite de alta resolução (WorldView 2 e 3) e desenvolvimento de uma metodologia de mapeamento de habitats marinhos bentônicos (HMB) e de associação de paisagens submersas (Submarine Landscapes) baseada em modelos de análises multiparâmetros adquiridos a partir de métodos diretos (amostragens) e indiretos (sensoriamento remoto). A partir de relações empíricas específicas encontradas e em modelos já estabelecidos na literatura serão propostos instrumentos de avaliação das respostas do ambiente costeiro/marinho às variações ambientais associadas a eventos de curta duração (associada a variabilidade climática e oceanográfica local) e de longo prazo (associado a mudanças climáticas regionais e globais). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CONTI, LUIS AMERICO; DA MOTA, GIULIA TORRES; BARCELLOS, ROBERTO LIMA. High-resolution optical remote sensing for coastal benthic habitat mapping: A case study of the Suape Estuarine-Bay, Pernambuco, Brazil. OCEAN & COASTAL MANAGEMENT, v. 193, . (15/18011-4, 17/11669-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.