Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise e Gestão de Sistemas Modernos de Distribuição de Energia Elétrica Usando Técnicas de Estimação de Estado e Medidores Inteligentes.

Processo: 15/19045-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2016 - 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Madson Cortes de Almeida
Beneficiário:Madson Cortes de Almeida
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Fontes renováveis de energia  Sistemas de distribuição de energia elétrica  Rede elétrica inteligente  Medidores inteligentes 

Resumo

Embora a indústria de energia elétrica tenha mais de um século de existência, nos últimos anos, o setor de distribuição de energia tem sido marcado por profundas transformações tecnológicas, econômicas e estruturais. Entre os avanços tecnológicos mais marcantes nesse setor destaca-se o uso intenso de fontes de energia renováveis, bem como de sistemas de monitoramento e comunicação, que culminaram nas chamadas redes inteligentes. Assim, os medidores de energia que originalmente eram utilizados apenas para medição mensal do consumo, passaram a fornecer medições de tensão e potências com taxas de amostragem de algumas dezenas de minutos, estabelecendo um cenário adequado para o desenvolvimento de métodos voltados à gestão otimizada dos sistemas de distribuição de energia modernos. Alinhado com estas tendências, o governo brasileiro através da agência de regulação do setor pretende que sejam instalados cerca de 63 milhões de medidores inteligentes até o ano de 2021 e concessionárias brasileiras já iniciaram a instalação de tais dispositivos há pouco mais de um ano. Nesse contexto, este projeto de pesquisa tem como objetivo desenvolver técnicas para a análise e a gestão otimizada de sistemas modernos de distribuição de energia elétrica baseadas em metodologias de estimação de estado e em medições provenientes dos medidores inteligentes. Serão desenvolvidas técnicas específicas para a estimação de estado de redes primárias e secundárias, modernas e em modernização, que servirão de base para o desenvolvimento de funções essenciais para a gestão das redes como o controle Volt/Var, detecção de perdas comerciais e reconfiguração de rede. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDES, THIAGO R.; RICCIARDI, TIAGO R.; DA SILVA, RAFAEL S.; DE ALMEIDA, MADSON C. Contributions to the sequence-decoupling compensation power flow method for distribution system analysis. IET GENERATION TRANSMISSION & DISTRIBUTION, v. 13, n. 5, p. 583-594, MAR 12 2019. Citações Web of Science: 1.
DA SILVA, RAFAEL SCHINCARIOL; FERNANDES, THIAGO RAMOS; DE ALMEIDA, MADSON CORTES. Specifying angular reference for three-phase distribution system state estimators. IET GENERATION TRANSMISSION & DISTRIBUTION, v. 12, n. 7, p. 1655-1663, APR 10 2018. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.