Resumo
As Cyanobacteria no Reservatório de Barra Bonita, formado pela junção dos rios Piracicaba e Tietê e com uma aérea de cerca de 384 km2, produzem ao longo do ano uma enorme biomassa ainda não quantificada especificamente. Grande parte dessa biomassa, ao morrer, se decompõe liberando quantidades enormes de MOD. Por outro lado, as células enquanto vivas liberam, também, grandes quantidades de MOD através de processos ativos e/ou passivos. Toda essa biomassa na forma de MOD entra em ciclos de interação com o meio circundante, muitos deles com solução de continuidade ainda dentro do reservatório. O trabalho se propõe a estudar quantitativa e qualitativamente a liberação e o destino da MOD liberada pelas espécies fitoplanctônicas mais importantes de Cyanobacteria no reservatório, em termos de produção de biomassa. No projeto propomos estudar o efeito da idade celular, da irradiância PAR e da radiação UV na liberação de MOD, incluindo cianotoxinas, das espécies em culturas axênicas e em populações naturais de Microcystis spp (em florescimentos superficiais). É proposto, também, abordar o efeito da fotodegradação na biodisponibilidade da MOD e em complexos metálicos. Com relação às interações MODt /ambiente, abordaremos as associações potencialmente específicas cyanobacteria/bactéria vinculadas à MODt e a transferência de Carbono da MOD e PEC para bactérias. Propomos averiguar o papel dos PEC de cada uma das espécies na produção de TEP, AGEL e substâncias húmicas, bem como os caracterizar quimicamente e identificar as hidrolases envolvidas com a sua degradação. Pretendemos acoplar estudos de hidrodinâmica à formação de AGEL e TEP e à distribuição de células na coluna fótica. (AU)
Publicações científicas
(8)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BITTAR, THAIS B.;
STUBBINS, ARON;
VIEIRA, ARMANDO A. H.;
MOPPER, KENNETH.
Characterization and photodegradation of dissolved organic matter (DOM) from a tropical lake and its dominant primary producer, the cyanobacteria Microcystis aeruginosa.
MARINE CHEMISTRY,
v. 177,
n. 2, SI,
p. 205-217,
DEC 20 2015.
Citações Web of Science: 8.
TONIETTO, ALESSANDRA EMANUELE;
LOMBARDI, ANA TERESA;
CHOUERI, RODRIGO BRASIL;
VIEIRA, ARMANDO AUGUSTO HENRIQUES.
Chemical behavior of Cu, Zn, Cd, and Pb in a eutrophic reservoir: speciation and complexation capacity.
Environmental Science and Pollution Research,
v. 22,
n. 20,
p. 15920-15930,
OCT 2015.
Citações Web of Science: 5.
TONIETTO, ALESSANDRA EMANUELE;
LOMBARDI, ANA TERESA;
HENRIQUES VIEIRA, ARMANDO AUGUSTO;
PARRISH, CHRISTOPHER C.;
CHOUERI, RODRIGO BRASIL.
Cylindrospermopsis raciborskii (Cyanobacteria) exudates: Chemical characterization and complexation capacity for Cu, Zn, Cd and Pb.
WATER RESEARCH,
v. 49,
p. 381-390,
FEB 1 2014.
Citações Web of Science: 21.
HENRIQUES VIEIRA, ARMANDO AUGUSTO;
COELHO ORTOLANO, PEDRO IVO;
GIROLDO, DANILO;
DELLAMANO OLIVEIRA, MARIA JOSE;
BITTAR, THAIS BERALDO;
LOMBARDI, ANA TERESA;
SARTORI, ANTONIO LUIZ.
Role of hydrophobic extracellular polysaccharide of Aulacoseira granulata (Bacillariophyceae) on aggregate formation in a turbulent and hypereutrophic reservoir.
Limnology and Oceanography,
v. 53,
n. 5,
p. 1887-1899,
Sept. 2008.
Citações Web of Science: 26.