Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de estados de ativação de monócitos e macrófagos presentes no remodelamento da sínfise púbica do camundongo, durante o final da prenhez e o pós-parto

Processo: 15/23616-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2016 - 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Paulo Pinto Joazeiro
Beneficiário:Paulo Pinto Joazeiro
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesq. associados:Jörg Kobarg ; Sílvio Roberto Consonni
Assunto(s):Prenhez  Camundongos  Monócitos  Macrófagos  Reprodução  Remodelamento 

Resumo

Assim como os elementos musculoesqueléticos do canal de parto, a Sínfise Púbica (SP) do camundongo apresenta complexo remodelamento durante a primeira prenhez, parto e pós-parto. Ao final da prenhez, este remodelamento dinâmico de tecidos musculoesqueléticos do canal de parto tem sido associado ao aumento de leucócitos, característico de um processo pro-inflamatório.O remodelamento adaptativo dos tecidos da SP para atender demandas biomecânicas progressivas da prenhez é dependente de mediação celular associada às modificações de matriz extracelular. Isto é, mudanças de composição e arranjo de proteoglicanos, fibras colágenas e elásticas e do aumento da deposição de ácido hialurônico de elevado peso molecular. No que diz respeito ao recrutamento de leucócitos para SP, em resposta às mudanças do microambiente durante a prenhez, nossos resultados prévios mostraram que monócitos e macrófagos são os principais subtipos celulares transitórios. Com base nesses resultados e nos recentes progressos no que diz respeito ao reconhecimento de padrões de expressão gênica entre macrófagos de camundongos na homeostase e reparo tecidual; propomos este estudo para investigar espectros de estados de ativação de monócitos e macrófagos a luz do remodelamento fisiológico, e até mesmo reparo regenerativo da SP no pós-parto.Os resultados deste estudo podem indicar a existência de mecanismos alternativos responsáveis pela contribuição transitória de macrófagos no remodelamento recuperação da SP. Esta contribuição pode ser útil para novos estudos e de provas-de-conceito sobre reparo de articulações e de componentes da cavidade pélvica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CASTELUCCI, BIANCA G.; CONSONNI, SILVIO R.; ROSA, VIVIANE S.; JOAZEIRO, PAULO P. Recruitment of monocytes and mature macrophages in mouse pubic symphysis relaxation during pregnancy and postpartum recovery. BIOLOGY OF REPRODUCTION, v. 101, n. 2, p. 466-477, AUG 2019. Citações Web of Science: 0.
CASTELUCCI, BIANCA GAZIERI; CONSONNI, SILVIO ROBERTO; ROSA, VIVIANE SOUZA; SENSIATE, LUCIMARA APARECIDA; RUGNO DELATTI, PAULA CRISTINA; ALVARES, LUCIA ELVIRA; JOAZEIRO, PAULO PINTO. Time-dependent regulation of morphological changes and cartilage differentiation markers in the mouse pubic symphysis during pregnancy and postpartum recovery. PLoS One, v. 13, n. 4 APR 5 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.