Auxílio à pesquisa 15/13617-1 - Rendimento escolar, Distúrbios do comportamento - BV FAPESP
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Programa posso pensar: ensaio em larga escala.

Processo: 15/13617-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2016
Data de Término da vigência: 31 de março de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Luciana Carla dos Santos Elias
Beneficiário:Luciana Carla dos Santos Elias
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Edna Maria Marturano
Assunto(s):Rendimento escolar  Distúrbios do comportamento  Habilidades sociais 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desempenho escolar | habilidades sociais | Problemas de comportamento | Habilidades Sociais

Resumo

Espera-se produzir conhecimento que possa subsidiar prática de prevenção universal a problemas de comportamento na infância, visto que tais problemas estão associados ao risco de transtornos psicossociais na vida adulta. A prática está voltada a promoção do desenvolvimento e/ou aprimoramento de habilidades sociais (HS). Baseado no enquadre bioecológico o estudo se reporta à possibilidade de a escola intervir nos esforços adaptativos dos alunos, por meio de dispositivos de capacitação dos mesmos, através de trabalho sistemático do professor. Tem-se como objetivo um ensaio de campo em larga escala do Programa Posso Pensar (Elias, 2013), para fins de calibração final e manualização. O programa é uma intervenção preventiva de caráter universal que visa o desenvolvimento/aprimoramento de habilidades de solução de problemas interpessoais - HSPI (uma classe de HS). O programa foi desenvolvido em sua fase inicial com auxílio FAPESP. Participarão do estudo 60 professores da rede municipal de ensino de Sertãozinho- SP e seus alunos (cerca de 1800). Professores e seus alunos serão alocados em três grupos: GI - alunos que receberão intervenção e que seus professores passarão por treinamento ; GII - alunos que receberão intervenção e que seus professores não passarão por treinamento e; GIII - controle. Para as avaliações serão utilizados instrumentos para averiguar as HSPI, HS, problemas de comportamento e desempenho escolar. Após o desenvolvimento do estudo serão realizadas análises de estatísticas pertinentes. Espera-se que os resultados caminhem na mesma direção aos encontrados na primeira aplicação do programa e assim produzir a edição final do mesmo. (AU)

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