Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilização de dados de medição fasorial sincronizada para a melhoria da operação de SEE com geração intermitente

Processo: 15/18806-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2016 - 31 de março de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Daniel Dotta
Beneficiário:Daniel Dotta
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Geração de energia elétrica  Fontes renováveis de energia  Energia eólica  Redes de distribuição de energia elétrica  Sistemas de medição fasorial sincronizada 

Resumo

Nos últimos anos, verifica-se que a concepção estrutural do sistema elétrico está sendo alterada pelo uso intensivo de novos sistemas de comunicação e dispositivos que alteram a direção tradicional de fluxo de energia. Esta mudança é movida pela incorporação de tecnologia da informação ao controle e supervisão dos sistemas de energia elétrica, novas fontes de geração, dispositivos de eletrônica de potência, sistemas de armazenamento de grande porte e de gerenciamento da carga. Dentre as mudanças citadas, a incorporação de tecnologia de informação ao controle e supervisão, por meio dos Sistemas de Medição Fasorial Sincronizadas (SMFS) ou Wide Area Measurement System (WAMS), e das fontes de geração de energia intermitente (eólica e solar), compõem os principais eixos de investigação a serem desenvolvidos nesse projeto de pesquisa. Os sistemas de WAMS representam um novo paradigma para a operação de sistemas dos futuros sistemas de energia elétrica fornecendo a infraestrutura base para o desenvolvimento de novas aplicações de monitoração, controle e proteção. No Brasil, destacam-se as aplicações a serem desenvolvidas no âmbito do projeto ESTAL do ONS (Operador Nacional do Sistema) que já conta com 36 PMUs instaladas (CEMIG, CTEEP e Eletronorte) e outras 100 deverão entrar em operação nos próximos dois anos. Especificamente, no presente projeto de pesquisa, buscam-se os seguintes objetivos: a) estudar o impacto da alta-penetração de energia eólica nos sistemas elétricos; b) estudar capacidade do mensurando (sincrofasores) em fornecer informações relevantes sobre as condições operacionais do sistema elétrico e; c) desenvolver novas aplicações, utilizando dados de medição fasorial para melhorar a operação de sistemas elétricos. Para tanto, propõe-se desenvolver uma plataforma de análise de sistemas elétricos utilizando modelos computacionais de última geração, aprimorar um simulador de PMU desenvolvido em Matlab-Simulink e implementar e avaliar aplicações usando dados fasoriais. Como resultado final busca-se avaliar as aplicações desenvolvidas verificando a capacidade das mesmas em melhorar a segurança operacional das redes elétricas do futuro. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BENTO, MURILO E. C.; DOTTA, DANIEL; KUIAVA, ROMAN; RAMOS, RODRIGO A. Design of Coordinated Decentralized Damping Controllers for Power Systems Considering Uncertainties. JOURNAL OF CONTROL AUTOMATION AND ELECTRICAL SYSTEMS, v. 29, n. 1, p. 22-31, FEB 2018. Citações Web of Science: 6.
BENTO, MURILO E. C.; DOTTA, DANIEL; KUIAVA, ROMAN; RAMOS, RODRIGO A. A Procedure to Design Fault-Tolerant Wide-Area Damping Controllers. IEEE ACCESS, v. 6, p. 23383-23405, 2018. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.