Busca avançada
Ano de início
Entree

Mapeamento de polimorfismos reguladores da expressão gênica na interação entre Mycobacterium leprae e macrófagos.

Resumo

A hanseníase é uma doença complexa, causada pelo Mycobacterium leprae, com alta prevalência na população brasileira. O patógeno é intracelular e tem predileção por macrófagos e células de Schwann. A susceptibilidade genética para a doença tem importância solidamente demostrada bem como é tema de estudo relevante na área, no entanto, os dados obtidos ainda são controversos com poucos genes com associação confirmada em várias populações. Os estudos de epidemiologia genética em larga escala, que têm abordado o desfecho doença, têm fornecido dados importantes, mas ainda não esclarecem a arquitetura genética da susceptibilidade para esta. Assim, propomos aqui uma abordagem distinta para a identificação de loci associados com a doença, partindo do mapeamento de eQTLs (expression quantitative traits loci) que controlam a resposta de células da imunidade inata, que são decisivas na resposta imune contra o patógeno. Partindo de fenótipos biológicos da interação parasita hospedeiro, mais controlados e menos dependentes de outros fatores associados à susceptibilidade, esperamos encontrar loci e vias candidatas associados com a doença. Esses dados deverão então ser validados por estudos que abordem a instalação da doença e sua evolução e, assim, auxiliar na elucidação do controle genético dos fenótipos da hanseníase, inclusive na presença e ausência de outros fatores de risco não genéticos, com vistas à aplicação em estratégias de profilaxia e prognóstico da doença. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEAL-CALVO, THYAGO; MARTINS, BRUNA LETICIA; BERTOLUCI, DANIELE FERREIRA; ROSA, PATRICIA SAMMARCO; DE CAMARGO, RODRIGO MENDES; GERMANO, GIOVANNA VALE; BRITO DE SOUZA, VANIA NIETO; PEREIRA LATINI, ANA CARLA; MORAES, MILTON OZORIO. Large-Scale Gene Expression Signatures Reveal a Microbicidal Pattern of Activation in Mycobacterium leprae-Infected Monocyte-Derived Macrophages With Low Multiplicity of Infection. FRONTIERS IN IMMUNOLOGY, v. 12, APR 16 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.