Busca avançada
Ano de início
Entree

Regulando trans-reguladores: investigação da via molecular de PRMT7 como regulador epigenético da virulência em Leishmania

Resumo

Espécies de Leishmania, agentes etiológicos da leishmaniose, ameaçam 350 milhões de pessoas em mais de 80 países. A descoberta e estabelecimento de novos tratamentos e vacinas são urgentes. Reino Unido e Brasil estão comprometidos com a Organização Mundial de Saúde para financiar a pesquisa em doenças negligenciadas. Enquanto um parasito unicelular, a Leishmania sofre diferenciação em formas distintas no processo de adaptação aos seus hospedeiros invertebrado e vertebrado. As grandes alterações morfológicas, metabólicas e de virulência ocorrem durante as transições que permitem a sobrevivência dos parasitos. O controle da expressão gênica em Leishmania se dá marcantemente no nível de controle de abundância/atividade de mRNAs. Ao longo do ciclo de vida, em resposta às variações de estímulos, proteínas ligantes de mRNAs contribuem com a definição do destino destes mRNAs e, portanto, com o conteúdo proteico nas diferentes situações do ciclo de vida. No conjunto de proteínas essenciais para a sobrevivência no hospedeiro mamífero, há proteínas relevantes para a virulência, nós caracterizamos parcialmente a proteína "Reguladora", PRMT7, e demonstramos que ela está envolvida no controle de virulência do parasito ao infectar camundongos. Poucas proteínas reguladoras foram identificadas em Leishmania e nosso achado, em associação com o trabalho aqui proposto, deve permitir examinar essa via regulatória e compreender sua relação com a virulência. Para estudar a via regulatória da PRMT7 compusemos um grupo de colaboradores com expertises complementares; da genética do parasito ao controle de expressão gênica. É possível propor que a compreensão dessa via regulatória venha a contribuir para a compreensão do sucesso da infecção. Pretendemos identificar novos alvos de PRMT7, caracterizar as interações de algumas dessas proteínas-alvo com ácidos nucleicos ou outras proteínas e seu envolvimento com a virulência do parasito ou sobrevivência. A importância e o inovador em nosso projeto residem em 4 principais aspectos. 1. PRMT7 é a única Protein aRginine Methyl Transferase já caracterizada em Leishmania e demonstramos a correlação negativa entre o nível da proteína e a virulência (Ferreira et al., 2014). 2. A metilação, enquanto modificação pós-traducional, nunca foi caracterizada em Leishmania. 3. Proteínas ligantes de RNA e regulatórias são importantes nos processos de diferenciação do parasito durante o ciclo de vida, infectividade e virulência e são pouco conhecidas em Leishmania. 4. As estruturas moleculares tridimensionais de RBPs e complexos mRNAs:proteínas são pouco conhecidas, em geral, e desconhecidas em Leishmania. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Pós-Doutorado em Parasitologia com Bolsa da FAPESP 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMPAGNARO, GUSTAVO D.; NAY, EDWARD; PLEVIN, MICHAEL J.; CRUZ, ANGELA K.; WALRAD, PEGINE B. Arginine Methyltransferases as Regulators of RNA-Binding Protein Activities in Pathogenic Kinetoplastids. FRONTIERS IN MOLECULAR BIOSCIENCES, v. 8, JUN 11 2021. Citações Web of Science: 0.
DINIZ, JULIANA ALCOFORADO; CHAVES, MARIANA M.; VASELEK, SLAVICA; MISERANI MAGALHAES, RUBENS D.; RICCI-AZEVEDO, RAFAEL; DE CARVALHO, RENAN V. H.; LORENZON, LUCAS B.; FERREIRA, TIAGO R.; ZAMBONI, DARIO; WALRAD, PEGINE B.; VOLF, PETR; SACKS, DAVID L.; CRUZ, ANGELA K. Protein methyltransferase 7 deficiency in Leishmania major increases neutrophil associated pathology in murine model. PLoS Neglected Tropical Diseases, v. 15, n. 3 MAR 2021. Citações Web of Science: 0.
FERREIRA, TIAGO R.; DOWLE, ADAM A.; PARRY, EWAN; ALVES-FERREIRA, ELIZA V. C.; HOGG, KAREN; KOLOKOUSI, FOTEINI; LARSON, TONY R.; PLEVIN, MICHAEL J.; CRUZ, ANGELA K.; WALRAD, PEGINE B. PRMT7 regulates RNA-binding capacity and protein stability in Leishmania parasites. Nucleic Acids Research, v. 48, n. 10, p. 5511-5526, JUN 4 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.