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Cadeia de suprimentos humanitária: modelos e métodos de solução

Processo: 15/26453-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2016 - 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Douglas José Alem Junior
Beneficiário:Douglas José Alem Junior
Instituição-sede: Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Campus de Sorocaba. Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Programação estocástica  Otimização combinatória  Cadeia de suprimentos  Rede de fluxo  Logística humanitária 

Resumo

Nesse projeto de pesquisa, serão estudados três problemas de planejamento de operações que surgem no contexto de logística humanitária: (i) um problema de fluxo em redes dinâmico em que a incerteza das necessidades das vítimas é modelada segundo uma perspectiva de otimização robusta; (ii) um problema de localização-distribuição com dimensionamento de frota com custos de privação; e (iii) um problema de desenho de cadeia de suprimentos. Os problemas propostos envolvem o tratamento de diversos parâmetros incertos, como demanda, suprimento, custos, entre outros, que serão modelados via programação estocástica e/ou otimização robusta. A motivação em propor modelos e métodos de solução para tais problemas específicos reside na falta de investigação acadêmica sobre os mesmos e na dificuldade computacional em resolver instâncias práticas. Os objetivos desse projeto envolvem contextualizar os problemas, formular os correspondentes modelos de otimização, resolvê-los e analisar os resultados numéricos do ponto de vista da gestão de desastres. Os resultados desse projeto serão disseminados em congressos científicos e submetidos a revistas especializadas. (AU)

Publicações científicas (5)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORENO, ALFREDO; MUNARI, PEDRO; ALEM, DOUGLAS. Decomposition-based algorithms for the crew scheduling and routing problem in road restoration. Computers & Operations Research, v. 119, JUL 2020. Citações Web of Science: 0.
MUNARI, PEDRO; MORENO, ALFREDO; DE LA VEGA, JONATHAN; ALEM, DOUGLAS; GONDZIO, JACEK; MORABITO, REINALDO. The Robust Vehicle Routing Problem with Time Windows: Compact Formulation and Branch-Price-and-Cut Method. TRANSPORTATION SCIENCE, v. 53, n. 4, p. 1043-1066, JUL-AUG 2019. Citações Web of Science: 0.
MORENO, ALFREDO; MUNARI, PEDRO; ALEM, DOUGLAS. A branch-and-Benders-cut algorithm for the Crew Scheduling and Routing Problem in road restoration. European Journal of Operational Research, v. 275, n. 1, p. 16-34, MAY 16 2019. Citações Web of Science: 3.
MORENO, ALFREDO; ALEM, DOUGLAS; FERREIRA, DEISEMARA; CLARK, ALISTAIR. An effective two-stage stochastic multi-trip location-transportation model with social concerns in relief supply chains. European Journal of Operational Research, v. 269, n. 3, p. 1050-1071, SEP 16 2018. Citações Web of Science: 9.
ALEM, DOUGLAS; CURCIO, EDUARDO; AMORIM, PEDRO; ALMADA-LOBO, BERNARDO. A computational study of the general lot-sizing and scheduling model under demand uncertainty via robust and stochastic approaches. Computers & Operations Research, v. 90, p. 125-141, FEB 2018. Citações Web of Science: 7.

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