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Cadeia de suprimentos humanitária: modelos e métodos de solução

Resumo

Nesse projeto de pesquisa, serão estudados três problemas de planejamento de operações que surgem no contexto de logística humanitária: (i) um problema de fluxo em redes dinâmico em que a incerteza das necessidades das vítimas é modelada segundo uma perspectiva de otimização robusta; (ii) um problema de localização-distribuição com dimensionamento de frota com custos de privação; e (iii) um problema de desenho de cadeia de suprimentos. Os problemas propostos envolvem o tratamento de diversos parâmetros incertos, como demanda, suprimento, custos, entre outros, que serão modelados via programação estocástica e/ou otimização robusta. A motivação em propor modelos e métodos de solução para tais problemas específicos reside na falta de investigação acadêmica sobre os mesmos e na dificuldade computacional em resolver instâncias práticas. Os objetivos desse projeto envolvem contextualizar os problemas, formular os correspondentes modelos de otimização, resolvê-los e analisar os resultados numéricos do ponto de vista da gestão de desastres. Os resultados desse projeto serão disseminados em congressos científicos e submetidos a revistas especializadas. (AU)

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Publicações científicas (5)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORENO, ALFREDO; MUNARI, PEDRO; ALEM, DOUGLAS. Decomposition-based algorithms for the crew scheduling and routing problem in road restoration. Computers & Operations Research, v. 119, JUL 2020. Citações Web of Science: 0.
MUNARI, PEDRO; MORENO, ALFREDO; DE LA VEGA, JONATHAN; ALEM, DOUGLAS; GONDZIO, JACEK; MORABITO, REINALDO. The Robust Vehicle Routing Problem with Time Windows: Compact Formulation and Branch-Price-and-Cut Method. TRANSPORTATION SCIENCE, v. 53, n. 4, p. 1043-1066, JUL-AUG 2019. Citações Web of Science: 0.
MORENO, ALFREDO; MUNARI, PEDRO; ALEM, DOUGLAS. A branch-and-Benders-cut algorithm for the Crew Scheduling and Routing Problem in road restoration. European Journal of Operational Research, v. 275, n. 1, p. 16-34, MAY 16 2019. Citações Web of Science: 3.
MORENO, ALFREDO; ALEM, DOUGLAS; FERREIRA, DEISEMARA; CLARK, ALISTAIR. An effective two-stage stochastic multi-trip location-transportation model with social concerns in relief supply chains. European Journal of Operational Research, v. 269, n. 3, p. 1050-1071, SEP 16 2018. Citações Web of Science: 9.
ALEM, DOUGLAS; CURCIO, EDUARDO; AMORIM, PEDRO; ALMADA-LOBO, BERNARDO. A computational study of the general lot-sizing and scheduling model under demand uncertainty via robust and stochastic approaches. Computers & Operations Research, v. 90, p. 125-141, FEB 2018. Citações Web of Science: 7.

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