Auxílio à pesquisa 15/26453-7 - Programação estocástica, Otimização combinatória - BV FAPESP
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Cadeia de suprimentos humanitária: modelos e métodos de solução

Processo: 15/26453-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2016
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Douglas José Alem Junior
Beneficiário:Douglas José Alem Junior
Instituição Sede: Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Campus de Sorocaba. Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Programação estocástica  Otimização combinatória  Cadeia de suprimentos  Rede de fluxo  Logística humanitária 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fluxo em redes | Gestão da Cadeia de Suprimentos | gestão de desastres | localização-distribuição | Logística Humanitária | Otimização Robusta | Programação Estocástica | Programação estocástica e otimização robusta

Resumo

Nesse projeto de pesquisa, serão estudados três problemas de planejamento de operações que surgem no contexto de logística humanitária: (i) um problema de fluxo em redes dinâmico em que a incerteza das necessidades das vítimas é modelada segundo uma perspectiva de otimização robusta; (ii) um problema de localização-distribuição com dimensionamento de frota com custos de privação; e (iii) um problema de desenho de cadeia de suprimentos. Os problemas propostos envolvem o tratamento de diversos parâmetros incertos, como demanda, suprimento, custos, entre outros, que serão modelados via programação estocástica e/ou otimização robusta. A motivação em propor modelos e métodos de solução para tais problemas específicos reside na falta de investigação acadêmica sobre os mesmos e na dificuldade computacional em resolver instâncias práticas. Os objetivos desse projeto envolvem contextualizar os problemas, formular os correspondentes modelos de otimização, resolvê-los e analisar os resultados numéricos do ponto de vista da gestão de desastres. Os resultados desse projeto serão disseminados em congressos científicos e submetidos a revistas especializadas. (AU)

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Publicações científicas (6)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORENO, ALFREDO; MUNARI, PEDRO; ALEM, DOUGLAS. Decomposition-based algorithms for the crew scheduling and routing problem in road restoration. Computers & Operations Research, v. 119, . (16/15966-6, 15/26453-7, 16/23366-9)
MUNARI, PEDRO; MORENO, ALFREDO; DE LA VEGA, JONATHAN; ALEM, DOUGLAS; GONDZIO, JACEK; MORABITO, REINALDO. The Robust Vehicle Routing Problem with Time Windows: Compact Formulation and Branch-Price-and-Cut Method. TRANSPORTATION SCIENCE, v. 53, n. 4, p. 1043-1066, . (16/23366-9, 13/07375-0, 15/14582-7, 14/50228-0, 15/26453-7, 16/01860-1)
MORENO, ALFREDO; MUNARI, PEDRO; ALEM, DOUGLAS. A branch-and-Benders-cut algorithm for the Crew Scheduling and Routing Problem in road restoration. European Journal of Operational Research, v. 275, n. 1, p. 16-34, . (16/23366-9, 16/15966-6, 15/26453-7)
ALEM, DOUGLAS; CURCIO, EDUARDO; AMORIM, PEDRO; ALMADA-LOBO, BERNARDO. A computational study of the general lot-sizing and scheduling model under demand uncertainty via robust and stochastic approaches. Computers & Operations Research, v. 90, p. 125-141, . (15/26453-7, 13/08303-2)
MORENO, ALFREDO; ALEM, DOUGLAS; FERREIRA, DEISEMARA; CLARK, ALISTAIR. An effective two-stage stochastic multi-trip location-transportation model with social concerns in relief supply chains. European Journal of Operational Research, v. 269, n. 3, p. 1050-1071, . (15/26453-7)
MORENO, ALFREDO; ALEM, DOUGLAS; GENDREAU, MICHEL; MUNARI, PEDRO. The heterogeneous multicrew scheduling and routing problem in road restoration. TRANSPORTATION RESEARCH PART B-METHODOLOGICAL, v. 141, p. 35-pg., . (15/26453-7, 16/23366-9)

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