Busca avançada
Ano de início
Entree

Benchmarking para universalização dos serviços de água e esgoto nos municípios das bacias hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí

Processo: 15/23382-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2016 - 30 de novembro de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária
Pesquisador responsável:Tadeu Fabricio Malheiros
Beneficiário:Tadeu Fabricio Malheiros
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Pesq. associados: Ester Feche Guimarães ; Rui Domingos Ribeiro da Cunha Marques
Bolsa(s) vinculada(s):17/19180-0 - Treinamento técnico em benchmarking aplicado aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, BP.TT
Assunto(s):Recursos hídricos  Saneamento ambiental  Indicadores ambientais  Benchmarking 

Resumo

A insuficiência de acesso aos serviços de água potável e esgotamento sanitário pelas populações socialmente vulneráveis é o principal problema a ser tratado pelo projeto em questão. Sendo que o foco está na construção de uma ferramenta de benchmarking que possa contribuir com a melhoria na qualidade destes serviços para populações em assentamentos precários dos municípios das Bacias do PCJ. A ferramenta de benchmarking é composta por indicadores de desempenho. O projeto irá propor os melhores indicadores de universalização de saneamento para serem utilizados num processo de benchmarking. O método de seleção dos indicadores deste projeto é inovador, cruzando os melhores resultados (em termos de universalização do saneamento) com as melhores práticas de gestão, através de técnicas multivariadas de correlação estatística. Serão utilizadas duas abordagens para identificar boas práticas de gestão, uma entre municípios e outra dentro de um município. O principal resultado esperado do projeto é a proposição de uma caixa de ferramentas para benchmarking aplicado ao contexto da provisão de serviços de AA&ES para assentamentos precários dos municípios das bacias do PCJ - SP. Esta caixa inclui o conjunto de indicadores de benchmarking definidos ao longo do projeto, bem como o conjunto de boas práticas mapeado. Essa ferramenta poderá ser utilizada pelas operadoras, reguladoras, governo e sociedade civil, de forma a melhorar a qualidade dos serviços. Outro resultado esperado é um diagnóstico da cobertura dos serviços e das práticas dos diversos atores relacionados aos serviços de água e esgoto para assentamentos precários em áreas urbanas nos municípios inseridos nas bacias do PCJ. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CETRULO, TIAGO BALIEIRO; MARQUES, RUI CUNHA; MALHEIROS, TADEU FABRICIO. An analytical review of the efficiency of water and sanitation utilities in developing countries. WATER RESEARCH, v. 161, p. 372-380, SEP 15 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.