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Motor de protecção de privacidade infantil para brinquedos antropomórficos inteligentes

Processo: 16/00014-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 29 de outubro de 2016 - 28 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Marcelo Fantinato
Beneficiário:Marcelo Fantinato
Pesquisador visitante: Patrick Hung
Inst. do pesquisador visitante: University of Ontario Institute of Technology (UOIT), Canadá
Instituição-sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sistemas de informação  Arquitetura orientada a serviços  Brinquedos  Intercâmbio de pesquisadores 

Resumo

Brinquedos infantis tornaram-se cada vez mais sofisticados ao longo dos anos, com uma crescente mudança de produtos físicos simples para brinquedos que envolvem o mundo digital por meio do uso de software e hardware. Neste projeto de pesquisa, um brinquedo antropomórfico inteligente é definido como um dispositivo que consiste de um componente de brinquedo físico em uma forma humanoide que se conecta a um sistema de computação com serviços online por meio de redes e tecnologias sensoriais para melhorar a funcionalidade de um brinquedo tradicional, tais como a "Hello Barbie" da Mattel e o "Green Dino" da Cognitoys. Esse novo paradigma introduz uma abordagem de arquitetura orientada a serviços em computação para brinquedos entre os brinquedos (prestadores de serviços) e as crianças (solicitadores de serviços). Referindo-se a "United States Federal Trade Commission Children's Online Privacy Protection Act" e a "European Union Data Protection Directive", esta pesquisa adota a definição de uma criança como um indivíduo com idade inferior a 13 anos de idade. Outra preocupação com os usuários crianças é que os padrões de uso de crianças diferem dos de um adulto. Nesta pesquisa, o pressuposto é que as crianças muitas vezes têm pouca compreensão ou preocupação com a privacidade de suas informações, e são mais propensos a agir de forma espontânea. O comportamento de uso em crianças indica que elas estão mais abertas a fornecer as informações privadas, o que aumenta a preocupação com questões de compartilhamento de dados sensíveis. Muitos estudos apontam que os brinquedos antropomórficos atingiram seu propósito, visto que as crianças confiaram em tais projetos e sentiram-se à vontade para divulgar informações privadas. Privacidade online para crianças tem sido uma grande preocupação nesse ambiente, especialmente quando informações privadas de crianças são envolvidas e podem ser potencialmente compartilhadas com outras partes. Por exemplo, uma nova invenção chamada "Google Toy" tem causado muitas críticas da mídia já que as pessoas expressam preocupação com um possível rompimento de privacidade da Google, especialmente em relação a seus filhos em casa. A privacidade pode resultar em segurança física de usuários crianças, quando envolvem, por exemplo, predadores de crianças. Todos esses riscos são maiores com a possibilidade de predadores de crianças se tornarem conscientes da localização ou do padrão de localização histórica de crianças. Enquanto os pais se esforçam para garantir a segurança e a privacidade física e online de seus filhos, ainda não há um motor padronizado de proteção da criança para ser usado para controle por parte dos pais neste paradigma. O controle parental é um recurso em um brinquedo inteligente para os pais restringirem o conteúdo que as crianças podem fornecer para o brinquedo. O principal objetivo desta pesquisa é o desenvolvimento de um modelo de dados de contexto sensível a privacidade para brinquedos inteligentes a fim de apoiar um framework padronizado de proteção à criança com controles parentais. Esse framework inclui um mecanismo de alerta por meio da aplicação de técnicas de mineração de texto para identificar diálogos suspeitos entre as crianças e os brinquedos. O impacto potencial desta pesquisa é fornecer um modelo seguro de entrega de computação de brinquedos inteligentes para a proteção de crianças. (AU)