Busca avançada
Ano de início
Entree

Metagenomic and proteomic analysis of individuals with generalized aggressive periodontitis and their descendants

Processo: 15/50264-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2016 - 31 de março de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Convênio/Acordo: Ohio State University
Pesquisador responsável:Renato Corrêa Viana Casarin
Beneficiário:Renato Corrêa Viana Casarin
Pesq. responsável no exterior: Purnima Kumar
Instituição no exterior: Ohio State University, Columbus, Estados Unidos
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Imunologia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Clinical Trial | Cytokine | Immunology | Microbiology | Sequencing

Resumo

Periodontite agressiva generalizada (PAgG) é uma doença que leva a destruição dos tecidos que ancoram o dente ao osso em adultos jovens e sistemicamente saudáveis (Armitage, 1999). Esta doença ocorre devido uma alterada resposta do hospedeiro associada a uma alterada comunidade microbiana subgengival que resulta em perda de dentes em uma idade muito jovem, com complicações sérias como alteração no estado nutricional, perda da qualidade da fala e função mastigatória, além de alterações psicossociais. A complexidade da sua patogênese e gravidade clínica tem atraído a atenção de clínicos e investigadores durante várias décadas. Apesar de intensamente estudada, a falta de informações sobre a população afetada, a etiologia, a iniciação e a progressão da doença é um sério impedimento para uma compreensão completa do processo da doença, o que poderia determinar critérios diagnósticos mais robustos, abordagens preventivas e de intervenção clínica mais previsíveis. Curiosamente, a PAgG apresenta uma agregação familiar clara e consistente, tornando os filhos dos indivíduos afetados em uma população de maior risco, embora, até hoje, nenhum estudo foi amplamente realizado nessas crianças. Assim, a fim de melhorar o conhecimento sobre a doença PAgG e também determinar fatores de risco para o desenvolvimento de futuros indivíduos afetados, propomos estudos que combinam, um estudo prospectivo, intervencionista de caso-controle clínico, microbiológico de tecnologia molecular de alto rendimento e abordagens imunológicas para elucidar os padrões etiológicos de periodontite agressiva. A conclusão desses estudos visa (I) nos fornecer dados sobre a natureza familiar da doença, e (II) identificar fatores que são hereditárias versus aqueles que são ambientalmente adquiridos. Este estudo, nunca antes realizado, tem o potencial de alterar os paradigmas atuais de etiologia da doença e, por conseguinte, criar um grande impacto sobre o tratamento da doença. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MONTEIRO, MABELLE FREITAS; DE SOUSA PAZ, HELVIS ENRI; BIZARRE, LARISSA; BONILHA, GABRIELA MARTIN; CASATI, MARCIO ZAFFALON; VIANA CASARIN, RENATO CORREA. Salivary IL-4: A Bleeding Predictor on Probing in Descendants of Severe Periodontitis Patients. Journal of Clinical Pediatric Dentistry, v. 46, n. 2, p. 5-pg., . (15/50264-0, 18/12335-0)
MONTEIRO, MABELLE FREITAS; ALTABTBAEI, KHALED; KUMAR, PURNIMA S.; CASATI, MARCIO ZAFFALON; SILVERIO RUIZ, KARINA GONZALES; SALLUM, ENILSON ANTONIO; NOCITI-JUNIOR, FRANCISCO HUMBERTO; VIANA CASARIN, RENATO CORREA. Parents with periodontitis impact the subgingival colonization of their offspring. SCIENTIFIC REPORTS, v. 11, n. 1, . (15/50264-0, 16/03704-7, 16/19970-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.