Busca avançada
Ano de início
Entree

Contribuição da tecnologia de agricultura de precisão com a sustentabilidade da produção da cana-de-açúcar para produção de energia

Processo: 14/14965-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2016 - 31 de janeiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola
Pesquisador responsável:Paulo Sergio Graziano Magalhães
Beneficiário:Paulo Sergio Graziano Magalhães
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesq. associados:Henrique Coutinho Junqueira Franco ; Jansle Vieira Rocha ; João Luís Nunes Carvalho ; Rubens Augusto Camargo Lamparelli
Assunto(s):Geoestatística  Agricultura de precisão  Sensores remotos 

Resumo

A produção de biocombustíveis só se justifica se os seus impactos econômicos e ambientais forem favoráveis, em relação às fontes de energia similar, e se houver benefícios reais para todos os segmentos sociais diretamente envolvidos. Uma das inovações que deve ser incorporada à produção da cana-de-açúcar, visando maior sustentabilidade e lucratividade do sistema, é a Agricultura de Precisão (AP), um tema interdisciplinar. O objetivo deste projeto é desenvolver e adaptar tecnologias específicas que permitam aumentar os benefícios da AP através de dois objetivos específicos, OE1 - Determinar como a condutividade elétrica aparente do solo e a análise de refletância do solo e planta contribuem para a elaboração de mapas do estado nutricional do solo e da planta. OE2 - Investigar a variabilidade espacial da produtividade da cultura de cana-de-açúcar utilizando como base parâmetros de solo, biométricos e de qualidade da planta, para estabelecer correlações que contribuam para o desenvolvimento de modelos matemáticos ou com os modelos já existentes, para simular o comportamento temporal da cana-de-açúcar. Espera-se ao final deste projeto: i) utilizando sensores de solo e planta "on-the-go", obter uma metodologia que permita direcionar a amostragem de solo de forma a elaborar mapas temáticos compatíveis com resultado de amostragem de solo realizada em grades densas na área a um custo significativamente menor; ii) contribuir com o avanço científico no entendimento da variabilidade espacial da cana-de-açúcar e dos fatores envolvidos na sua mensuração de forma a permitir possíveis intervenções durante o processo de desenvolvimento da cultura; iii) consolidar o trabalho de pesquisa desenvolvido pelo grupo de pesquisadores, gerando informações espaciais e temporais da produção de cana-de-açúcar, de forma a contribuir para estudos em diferentes áreas do conhecimento sobre o comportamento desta cultura sob diferentes condições de cultivo. (AU)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANCHES, GUILHERME M.; GRAZIANO MAGALHAES, PAULO S.; JUNQUEIRA FRANCO, HENRIQUE C. Site-specific assessment of spatial and temporal variability of sugarcane yield related to soil attributes. Geoderma, v. 334, p. 90-98, JAN 15 2019. Citações Web of Science: 1.
DUFT, DANIEL GARBELLINI; VITTI, ANDRE CESAR; KOLLN, ORIEL TIAGO. . Scientia Agricola, v. 76, n. 1, p. 10-17, JAN-FEB 2019. Citações Web of Science: 1.
GUILHERME MARTINELI SANCHES; MARIA THEREZA NONATO DE PAULA; PAULO SÉRGIO GRAZIANO MAGALHÃES; DANIEL GARBELLINI DUFT; ANDRÉ CÉSAR VITTI; ORIEL TIAGO KOLLN; BERNARDO MELO MONTES NOGUEIRA BORGES; HENRIQUE COUTINHO JUNQUEIRA FRANCO. Precision production environments for sugarcane fields. Scientia Agricola, v. 76, n. 1, p. -, Fev. 2019.
SANCHES, GUILHERME M.; MAGALHAES, PAULO S. G.; REMACRE, ARMANDO Z.; FRANCO, HENRIQUE C. J. Potential of apparent soil electrical conductivity to describe the soil pH and improve lime application in a clayey soil. SOIL & TILLAGE RESEARCH, v. 175, p. 217-225, JAN 2018. Citações Web of Science: 6.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.