Auxílio à pesquisa 15/23589-5 - Estudos interdisciplinares, Educação escolar básica - BV FAPESP
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Interdisciplinaridade na educação básica: a experiência de uma instituição de ensino básico da rede estadual paulista

Processo: 15/23589-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2016
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Hilda Maria Gonçalves da Silva
Beneficiário:Hilda Maria Gonçalves da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Célia Maria David ; Ricardo Ribeiro
Bolsa(s) vinculada(s):16/10687-1 - O ensino de história e trabalho interdisciplinar a partir da música e da literatura, BP.EP
16/10659-8 - O ensino da geografia e trabalho interdisciplinar a partir da música e da literatura, BP.EP
16/10733-3 - O ensino da língua portuguesa e trabalho interdisciplinar a partir da música e da literatura, BP.EP
Assunto(s):Estudos interdisciplinares  Educação escolar básica  Produção de conhecimento  Ensino fundamental  Professores  Estudantes 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ação docente | Ciências Humanas | Educação Básica | Interdisciplinaridade | gestão da sala de aula

Resumo

A proposta deste trabalho consiste em desenvolver atividades interdisciplinares, na área de humanidades, em uma escola de educação básica, com especial atenção para as séries finais do ensino fundamental. Parte-se do entendimento de que a fragmentação, provocada pela distribuição das disciplinas como atividades isoladas de diferentes professores, tem prejudicado uma produção do conhecimento mais coerente e integrada pelo aluno. Desse modo, acredita-se que a articulação do trabalho entre os docentes que atendem a um mesmo grupo de alunos seja fundamental para a sistematização e a otimização do processo de aprendizagem. Nessa perspectiva é objetivo da pesquisa promover junto aos docentes de Língua Portuguesa, Geografia e História um trabalho articulado no acompanhamento de algumas das atividades acadêmicas dos estudantes, por meio da idealização e do desenvolvimento interdisciplinar de algumas das atividades do currículo. Tais atividades serão desenvolvidas tendo como recursos: a música, os filmes e a literatura. A dinâmica e os impactos dessas atividades devem ser revisitados periodicamente, num processo de orientação e reorientação promovido pelos docentes, sempre numa perspectiva de efetivação da integração dos saberes. O método dialético comporá este estudo na medida em que parte-se da ideia de que o diálogo, a reflexão e as ações colaborativas entre as equipes de pesquisa e docente serão capazes de promover uma maior integração entre os saberes das diferentes disciplinas do currículo. Propõe-se a partir daí um trabalho de intervenção junto à escola, orientado por alguns paradigmas propostos por estudiosos da temática (Charlot, Saviani, Orsolon, Thiesen, Moreira entre outros) procurando confirmar, ou refutar a tese levantada. Finalmente, a proposição dialética da mudança qualitativa ganha destaque, uma vez que o resultado do trabalho de intervenção, orientado pelas pesquisas atuais sobre a matéria, oferecerá uma síntese das potencialidades, bem como dos limites da hipótese inicial. Dessa forma, busca-se a contribuição no sentido de fazer avançar o trabalho da equipe escolar envolvida, potencializar a difusão dos resultados da proposta e a ampliação dos conhecimentos na área, em função dos resultados obtidos. (AU)

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