Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação das bases moleculares da tumorigênese adrenocortical e busca por novos alvos terapêuticos

Processo: 15/19663-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2016 - 30 de abril de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Sonir Roberto Rauber Antonini
Beneficiário:Sonir Roberto Rauber Antonini
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Endocrinologia  beta Catenina 

Resumo

Contexto: Ainda não existe tratamento adjuvante eficaz para pacientes com tumores adrenocorticais (TAC) em estágio avançado ou recidivantes. O conhecimento das alterações moleculares envolvidas nesse processo é fundamental na busca por novos marcadores moleculares e alvos terapêuticos. Objetivos: Avaliar o envolvimento das vias Wnt/beta-catenina, SHH, vitamina D/VDR, mTOR e do oncogene YAPI/via Hippo sobre a esteroidogênese e tumorigênese adrenal em TAC pediátricos e adultos e em linhagens celulares de TAC (in vitro). Adicionalmente, avaliar a ação antitumoral da inibição destas vias em modelo xenográfico murino (in vivo). Material e Métodos: Avaliaremos o padrão de expressão de genes das vias da vitamina D/VDR, mTOR, YAPI/via Hippo e WNT em painéis de adrenais fetais e pós-natais e em TAC adultos e pediátricos e sua associação com características fenotípicas e desfecho clínico. Avaliaremos o efeito do silenciamento gênico de componentes dessas vias por meio de RNAi e da manipulação farmacológica em linhagens celulares de TAC imortalizadas (NCI-H295A) e em culturas secundárias. Nesses experimentos serão avaliadas a expressão de genes-alvo, a viabilidade e a proliferação celular, a apoptose e o ciclo celular, a invasão celular e transição epitélio-mesênquimal, a esteroidogênese adrenal e a expressão de enzimas ou fatores esteroidogênicos. Adicionalmente, avaliaremos o efeito antitumoral in vivo desses compostos em modelo xenográfico murino com a linhagem tumoral NCI-H295A. Perspectivas: Aprofundar o conhecimento do processo de tumorigênese adrenocortical e descobrir novos alvos terapêuticos. Palavras-chave: Tumorigênese adrenocortical, esteroidogênese, Wnt/beta-catenina, SHH, Vitamina D, mTOR, YAP1/via Hippo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
STECCHIN, MONICA F.; BRAID, ZILDA; MORE, CANDY B.; ARAGON, DAVI C.; CASTRO, MARGARET; MOREIRA, AYRTON C.; ANTONINI, SONIR R. Gonadotropin-dependent pubertal disorders are common in patients with virilizing adrenocortical tumors in childhood. ENDOCRINE CONNECTIONS, v. 8, n. 5, p. 579-589, MAY 2019. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.