Auxílio à pesquisa 15/18971-8 - Formação de professores, Formação inicial - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

O professor supervisor do Pibid: formador de futuros professores

Processo: 15/18971-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2016
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Laura Noemi Chaluh
Beneficiário:Laura Noemi Chaluh
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores  Formação inicial 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:formação inicial | Pibid | Práticas de formação | Professor supervisor | Formação de professores

Resumo

O presente projeto tem por objetivo analisar e compreender os processos formativos desencadeados por duas professoras supervisoras do subprojeto Pibid (Programa Institucional de Iniciação à Docência) do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da UNESP (Rio Claro). Do subprojeto participam 10 bolsistas de Iniciação à Docência, duas professoras supervisoras, uma professora orientadora da universidade e eu, coordenadora do projeto (2014-2017). O subprojeto é desenvolvido em uma escola municipal de Ensino Fundamental I e com a equipe da escola vimos a necessidade conjunta de organizar o trabalho pedagógico da escola tendo como foco o incentivo da prática da leitura e da literatura. Na busca por compreender qual o lugar do professor supervisor no contexto do Pibid é que o projeto que aqui apresento procura: a) sistematizar a produção teórica que trata das práticas dos professores supervisores do Pibid; b) analisar as práticas de formação instituídas por essas duas professoras supervisoras em relação às bolsistas de iniciação à docência; c) compreender de que forma as atividades do subprojeto Pibid contribuem no processo de formação continuada das professoras supervisoras; d) explicitar estratégias promovidas pelas duas professoras supervisoras na busca por articular a parceria escola-universidade. Assumo uma pesquisa qualitativa de orientação sócio-histórica que, a partir de uma perspectiva dialógica, considera a pesquisa como uma relação entre sujeitos. Espero que os conhecimentos resultantes da pesquisa contribuam para uma melhor definição do sentido da formação inicial de professores no contexto escolar com o acompanhamento de professores experientes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)