Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos mecanismos inflamatórios mediados por receptores da imunidade inata na esclerose lateral amiotrófica

Processo: 15/10892-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2016 - 30 de novembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Renato Barboza
Beneficiário:Renato Barboza
Instituição-sede: Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Diadema. Diadema , SP, Brasil
Pesq. associados:Daniel Carneiro Carrettiero ; Karina Ramalho Bortoluci ; Merari de Fátima Ramires Ferrari
Assunto(s):Neuroinflamação  Degeneração neural  Esclerose amiotrófica lateral  Imunidade inata  Receptores toll-like  Caspase 1  Interleucina-1  Resposta inflamatória  Inflamassomos 

Resumo

A ativação de receptores da imunidade inata, como os receptores do tipo Toll (TLR) e do tipo NOD (NLR), em neurônios, induz processos inflamatórios que contribuem para o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Dessa forma, o reconhecimento da função destes receptores, assim como a compreensão dos seus processos de ativação são fundamentais para o entendimento dos mecanismos imunomodulatórios que desencadeiam a neurodegeneração. Nesse sentido, o objetivo deste projeto é analisar os mecanismos inflamatórios induzidos pela ativação dos TLR e NLR que levam a neurodegeneração. Para tanto, serão utilizados camundongos transgênicos para a SOD1 humana mutante (hSOD1G93A); culturas de neurônios derivados de linhagem de células humanas (SH-SY5Y) que superexpressam a proteína hSOD1G93A; bem como cultura de células BV-2 (linhagem de microglia murina) que superexpressam a proteína hSOD1G93A. A partir destes modelos, serão avaliadas a expressão dos receptores TLR2, 3, e 4 e suas vias de ativação. Quanto aos NLR, será avaliada a formação dos complexos de inflamassomas, bem como a formação da moléculas bioativas de IL-1 e Caspase-1. Além disso, será avaliada a produção dos mediadores inflamatórios induzidos pela ativação destes receptores. Espera-se, com estes resultados, compreender os mecanismos inflamatórios envolvidos nos processos de neurodegeneração. O entendimento destes processos poderá fornecer subsídios para a proposição de estudos de intervenção nas vias estudadas relacionados com o desenvolvimento das doenças neurodegenerativas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARBOZA, RENATO; HASENKAMP, LUTERO; BARATEIRO, ANDRE; MURILLO, OSCAR; MACHADO PEIXOTO, ERIKA PAULA; LIMA, FLAVIA AFONSO; REIS, ARAMYS SILVA; GONCALVES, LIGIA ANTUNES; EPIPHANIO, SABRINA; MARINHO, CLAUDIO R. F. Fetal-Derived MyD88 Signaling Contributes to Poor Pregnancy Outcomes During Gestational Malaria. FRONTIERS IN MICROBIOLOGY, v. 10, JAN 29 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.