Busca avançada
Ano de início
Entree

The vibro-acoustic behaviour of buried plastic water pipes and its influence on leak detection

Processo: 15/50312-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2016 - 30 de abril de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Convênio/Acordo: University of New South Wales
Pesquisador responsável:Michael John Brennan
Beneficiário:Michael John Brennan
Pesq. responsável no exterior: Nicole Kessissoglou
Instituição no exterior: University of New South Wales (UNSW), Austrália
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Vazamentos  Tubos plásticos  Ruído  Análise vibroacústica  Brasil  Austrália  Cooperação econômica internacional 

Resumo

Este projeto envolve o estudo da detecção de vazamentos em tubulações de plástico utilizadas em sistemas de distribuição de água, sendo este relacionado com o projeto FAPESP (PITE) com financiamento parcial da SABESP (processo 2013/50412-3) já aprovado. Neste projeto Sprint, duas frentes de trabalho específicas serão abordadas. A primeira está relacionada com um melhor entendimento fundamental de como o vazamento gera ruído em um tubo de plástico, e a segunda frente será a incorporação deste mecanismo (geração de ruído de vazamento) em um modelo vibro-acústico da tubulação. Desta maneira será possível entender e determinar os limites fundamentais para a detecção de vazamentos em dutos de plástico. A modelagem teórica do problema será conduzida pela equipe da UNSW (Austrália), enquanto que a parte experimental será efetuada pela equipe da UNESP. Os resultados deste importante trabalho serão utilizados corno base para o desenvolvimento da última etapa do projeto FAPESP (PITE), onde o protótipo de um segundo correlacionador de sinais com atuador integrado para a medida da velocidade de propagação de ruído proveniente do vazamento é requerido. Além do mais, pretende-se estreitar as relações entre os grupos de pesquisa da UNESP e UNSW visando parcerias em financiamentos de projetos futuros que envolvam importantes problemas vibro-acústicos de interesse do Brasil e da Austrália. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRENNAN, M. J.; KARIMI, M.; MUGGLETON, J. M.; ALMEIDA, F. C. L.; KROLL DE LIMA, F.; AYALA, P. C.; OBATA, D.; PASCHOALINI, A. T.; KESSISSOGLOU, N. On the effects of soil properties on leak noise propagation in plastic water distribution pipes. Journal of Sound and Vibration, v. 427, p. 120-133, AUG 4 2018. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.