Busca avançada
Ano de início
Entree

Programação Por Metas e Análise Envoltória de Dados Fuzzy na Avaliação da Gestão dos Municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte

Resumo

Nas três últimas décadas tem ocorrido o constante crescimento da área urbana de muitas cidades brasileiras. Nesse processo, o planejamento do uso do solo foi pouco relacionado aos sistemas de transporte dessas cidades, o que têm resultado em índices de mobilidade bastante preocupantes. Políticas de mobilidade urbana também foram prejudicadas devido à má gestão pública e planos diretores desatualizados. Na tentativa de atender o crescente número de carros, muitos investimentos foram feitos em obras para o transporte motorizado, ficando em segundo plano, por exemplo, os projetos de ciclovias e de passeio de pedestres. Os municípios exercem um papel muito importante no desenvolvimento da sociedade e do reforço do papel político, social, econômico e cultural, oferecendo assim, uma gama de serviços sociais para a comunidade. Alguns dos principais desafios da gestão urbana nas grandes cidades estão relacionados com problemas de infraestrutura, transporte e mobilidade, abastecimento de água e saneamento, dentre outros. Todos eles têm uma relação direta com os problemas socioambientais. Esta pesquisa tem como objetivo Avaliar a eficiência em um contexto sob incerteza da inserção do transporte não motorizado no planejamento urbano dos municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e litoral Norte, e desta forma, propor estratégias para que os municípios ineficientes se tornem eficientes, auxiliando os gestores públicos no desenvolvimento de políticas públicas de mobilidade urbana mais eficientes. (AU)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANEIRSON FRANCISCO DA SILVA; FERNANDO AUGUSTO SILVA MARINS; ERICA XIMENES DIAS; RAFAEL DE CARVALHO MIRANDA. Programação por Metas Fuzzy aplicada ao processo de orçamento de capital em um ambiente econômico sob incerteza. Gestão & Produção, v. 25, n. 1, p. -, Mar. 2018.
MIRANDA, RAFAEL DE CARVALHO; BARRA MONTEVECHI, JOSE ARNALDO; DA SILVA, ANEIRSON FRANCISCO; MARINS, AUGUSTO SILVA. Increasing the efficiency in integer simulation optimization: Reducing the search space through data envelopment analysis and orthogonal arrays. European Journal of Operational Research, v. 262, n. 2, p. 673-681, OCT 16 2017. Citações Web of Science: 2.
DA SILVA, ANEIRSON FRANCISCO; SILVA MARINS, FERNANDO AUGUSTO; TAMURA, PATRICIA MIYUKI; DIAS, ERICA XIMENES. Bi-Objective Multiple Criteria Data Envelopment Analysis combined with the Overall Equipment Effectiveness: An application in an automotive company. JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION, v. 157, p. 278-288, JUL 20 2017. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.