Busca avançada
Ano de início
Entree

Fomento ao Alinhamento Estratégico entre Negócio e TI em organizações baseado em Gestão de Processos de Negócio

Processo: 15/16615-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2016 - 30 de abril de 2018
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Setores Específicos
Pesquisador responsável:Marcelo Fantinato
Beneficiário:Marcelo Fantinato
Instituição-sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados: Hajo Alexander Reijers ; Patrick C K Hung
Assunto(s):Tecnologia da informação 

Resumo

A Gestão de Processos de Negócio (BPM) pode apoiar organizações na obtenção de alinhamento estratégico entre negócio e TI. Porém, as abordagens de BPM deveriam tratar não apenas requisitos funcionais, mas também requisitos não funcionais. Considerando essa necessidade, a abordagem StrAli-BPM (Strategic Alignment with BPM) foi proposta visando preencher uma lacuna ainda existente nas abordagens de BPM em termos de requisitos não funcionais entre a modelagem de processos de negócio e sua posterior implementação e realização por meio de SOC. StrAli-BPM usa o conceito de Acordo em Nível de Negócio (BLA), inspirado no conceito de Acordo em Nível de Serviço (SLA). Este projeto de pesquisa tem o objetivo de avançar na definição de um framework para StrAli-BPM, estendendo-a para que ela cubra outros pontos importantes para o contexto em que ela se insere, tais como: (i) definição de BLAs baseada em metas organizacionais; (ii) mapeamento semiautomático de BLAs para SLAs via heurísticas; e, (iii) monitoramento de execução de BLAs e de SLAs. Além disso, busca-se com este projeto a realização de experimentos que possam validar os benefícios de StrAli-BPM por meio de uma análise sistematizada de suas vantagens e desvantagens. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BAKLIZKY, MARUSCIA; FANTINATO, MARCELO; THOM, LUCINEIA HELOISA; SUN, VIOLETA; HUNG, PATRICK C. K. Business process point analysis: survey experiments. BUSINESS PROCESS MANAGEMENT JOURNAL, v. 23, n. 2, p. 399-424, 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.