Resumo
Com o rápido desenvolvimento de técnicas analíticas, em especial as cromatográficas e espectrométricas, houve uma drástica diminuição do tempo para a separação, isolamento e identificação de substâncias de origem natural. Logo, o processo de descoberta de novas substâncias bioativas a partir de fontes naturais tem sido bastante facilitado, ainda mais com sua associação a métodos in silico, por exemplo no âmbito da metabolômica. Com vistas ao aumento de produtividade na busca por componentes inéditos ou bioativos, bem como realizar estudos in silico (triagem de moléculas) e de desreplicação de matrizes biológicas, também é importante a criação de coleções de substâncias puras e de suas estruturas químicas, bem como de extratos e frações cromatográficas. Portanto, o principal objetivo desse projeto é empregar a metabolômica via cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massas e métodos in silico para encontrar substâncias naturais oriundas de plantas da família Asteraceae com potencial anti-inflamatório e antiparasitário. Os alvos selecionados são enzimas envolvidas na inflamação (cicloxigenase e lipoxigenase) e em doenças causadas por parasitas (diidroorotato desidrogenase - DHODH de Trypanosoma cruzi e Leishmania major). Além disto, propõe-se desenvolver uma biblioteca de substâncias puras, uma extratoteca, uma biblioteca de estruturas químicas e uma base de dados integrada. Estruturas químicas oriundas da desreplicação de extratos e do levantamento bibliográfico dos grupos vegetais estudados, bem como dados de bioensaios, serão utilizados na triagem virtual de substâncias com potencial anti-inflamatório. Os dados resultantes deste projeto serão integrados e inseridos em um banco de dados. Trata-se, portanto, do desenvolvimento de uma plataforma integrada para a descoberta de substâncias bioativas e desreplicação. (AU)
Publicações científicas
(17)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CCANA-CCAPATINTA, GARI V.;
FEITAS, JOLINDO A.;
MONGE, MARCELO;
FERREIRA, PAOLA DE L.;
SEMIR, JOAO;
GROPPO, MILTON;
DA COSTA, FERNANDO B.
Metabolomics and chemophenetics support the new taxonomy circumscription of two South America genera (Barnadesioideae, Asteraceae).
PHYTOCHEMISTRY LETTERS,
v. 40,
p. 89-95,
DEC 2020.
Citações Web of Science: 0.
PADILLA-GONZALEZ, GUILLERMO F.;
AMREHN, EVELYN;
FREY, MAXIMILIAN;
GOMEZ-ZELEDON, JAVIER;
KAA, ALEVTINA;
DA COSTA, FERNANDO B.;
SPRING, OTMAR.
Metabolomic and Gene Expression Studies Reveal the Diversity, Distribution and Spatial Regulation of the Specialized Metabolism of Yacon (Smallanthus sonchifolius, Asteraceae).
INTERNATIONAL JOURNAL OF MOLECULAR SCIENCES,
v. 21,
n. 12
JUN 2020.
Citações Web of Science: 0.
SOUZA, MARCELO CLARO;
SCALON, MARINA CORREA;
POSCHENRIEDER, CHARLOTTE;
TOLRA, ROSER;
VENANCIO, TIAGO;
TEIXEIRA, SIMONE PADUA;
DA COSTA, FERNANDO BATISTA.
Mechanisms of storage and detoxification of Al in two tropical mistletoes.
ENVIRONMENTAL AND EXPERIMENTAL BOTANY,
v. 150,
p. 37-45,
JUN 2018.
Citações Web of Science: 3.
CCANA-CCAPATINTA, GARI V.;
SAMPAIO, BRUNO L.;
DOS SANTOS, JR., FERNANDO M.;
BATISTA, JR., JOAO M.;
DA COSTA, FERNANDO B.
Absolute configuration assignment of caffeic acid ester derivatives from Tithonia diversifolia by vibrational circular dichroism: the pitfalls of deuteration.
TETRAHEDRON-ASYMMETRY,
v. 28,
n. 12,
p. 1823-1828,
DEC 15 2017.
Citações Web of Science: 3.
DE SOUZA, MARCELO CLARO;
HABERMANN, GUSTAVO;
DO AMARAL, CARITA LIBERATO;
ROSA, ANNYLORY LIMA;
ONGARO PINHEIRO, MARCELO HENRIQUE;
DA COSTA, FERNANDO BATISTA.
Vochysia tucanorum Mart.: an aluminum-accumulating species evidencing calcifuge behavior.
PLANT AND SOIL,
v. 419,
n. 1-2,
p. 377-389,
OCT 2017.
Citações Web of Science: 5.