Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da qualidade da educação ofertada aos alunos público alvo da educação especial em escolas públicas da Comarca de Bauru

Processo: 15/22397-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2016 - 30 de novembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Vera Lucia Messias Fialho Capellini
Beneficiário:Vera Lucia Messias Fialho Capellini
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Pesq. associados: Ana Paula Pacheco Moraes Maturana ; Cássia Aparecida Magna Oliveira ; Eliana Marques Zanata ; Eliane Aparecida Toledo Pinto ; Giselda Santiago ; Gislaine Ferreira Menino Mencia ; Maria de Fátima Belancieri ; Maria Luiza Mariano ; Nair Cristina Margarido Brondino ; Paula Fabiane Sartori Gladenucci ; Paula Martins da Silva ; Sandra Leal Calais ; Verônica Lima dos Reis
Bolsa(s) vinculada(s):18/05886-0 - Avaliação da qualidade da educação ofertada aos alunos público alvo da educação especial em escolas públicas da comarca de Bauru, BP.TT
17/10666-7 - Avaliação da qualidade da educação ofertada aos alunos público alvo da educação especial em escolas públicas da Comarca de Bauru, BP.TT
16/12130-4 - Avaliação da qualidade da educação ofertada aos alunos público alvo da educação especial em escolas públicas da comarca de Bauru, BP.TT
16/10283-8 - Avaliação da qualidade da educação ofertada aos alunos público alvo da educação especial em escolas públicas da Comarca de Bauru, BP.TT
Assunto(s):Inclusão escolar  Educação especial 

Resumo

A Educação Inclusiva é um campo e um movimento que discute como a diferença é tratada e compreendida pela escola e pelos professores. O direito de todos à educação e o direito à diferença são pontos de partida para a efetivação deste processo, que deverá ser avaliado constantemente buscando-se a melhoria da qualidade do ensino. Assim, este estudo tem como objetivo avaliar a qualidade da educação para os estudantes público alvo da educação especial (PAEE), considerando os documentos existentes, as práticas desenvolvidas, a formação continuada ofertada e a validade social dos envolvidos. Para tal, será utilizada a pesquisa-ação-colaborativa em que participarão pesquisadores de três universidades da Comarca de Bauru/SP, bem como voluntários, representantes do ministério público e dos sistemas de ensino, professores, equipe gestora, alunos PAEE, demais alunos, pais de estudantes PAEE, cuidadores, e demais funcionários das escolas envolvidas (estadual e municipal). Os procedimentos para a coleta de dados seguirão quatro etapas: a) seleção e tratamento dos documentos; b) Sorteio das escolas a serem avaliadas in loco (amostra representativa) de cada um dos sistemas de ensino; c) planejamento e oferta da formação continuada; e d) avaliação do curso de Formação Continuada. Espera-se dessa forma, contribuir com subsídios quanto à oferta da educação especial junto às escolas em avaliação, buscando atender à solicitação do Ministério Público visando os devidos encaminhamentos jurídicos, bem como, melhorar a oferta dos serviços aos alunos PAEE da Comarca de Bauru, além da possibilidade de planejar, implementar e avaliar um curso de formação continuada para professores visando melhorar o atendimento educacional especializado e as práticas pedagógicas desenvolvidas na classe comum, que poderão fomentar políticas, práticas e culturas mais inclusivas em outras comarcas. (AU)