Busca avançada
Ano de início
Entree

Projeto de pesquisa: AVALIAÇÃO FARMACODINÂMICA DE TRAMADOL EM FORMULAÇÕES DE POLAXAMERS NO CONTROLE DE DOR PÓS OPERATÓRIA.

Processo: 15/20744-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2016 - 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Clínica
Pesquisador responsável:Giovana Tofoli Moniz
Beneficiário:Giovana Tofoli Moniz
Instituição-sede: Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic. Faculdade São Leopoldo Mandic (SLMANDIC). Sociedade Regional de Ensino e Saúde S/S Ltda (SRES). Campinas , SP, Brasil
Pesq. associados:Daniele Ribeiro de Araujo
Assunto(s):Dor pós-operatória  Sistemas de liberação de medicamentos  Tramadol 

Resumo

Através do desenvolvimento de sistemas de liberação prolongada/modificada de fármacos, como os géis termorreversíveis, é possível manipular propriedades farmacocinéticas (especialmente aquelas relacionadas à absorção, distribuição e excreção) e melhorar os efeitos terapêuticos de vários fármacos favorecendo a utilização clínica dos mesmos. Analgésicos opióides, como o tramadol, são amplamente utilizados em clínica médica para analgesia e sedação, sendo responsáveis por respostas terapêuticas eficazes. No entanto, os analgésicos opióides induzem sérios efeitos adversos (constipação, náuseas, vômitos, depressão respiratória, tolerância e dependência), mesmo em doses reduzidas e por vias de administração diversas. Uma vez que o emprego de analgésicos opióides por diversas vias de administração ainda apresenta diversos riscos e limitações, sistemas de liberação modificada, como o uso de poloxamers para formação de géis termorreversíveis, seriam novas alternativas no tratamento da dor pós-operatória, já que possibilitariam uma modificação na freqüência de administrações diárias e uma redução da toxicidade sistêmica de analgésicos opióides. Assim, este projeto de pesquisa tem como objetivo avaliar o perfil farmacodinâmico do tramadol associado à diferentes combinações de poloxamers em modelo de dor pós operatória em ratos. (AU)