Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da magnificação na postura de trabalho em odontologia

Processo: 15/24269-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2016 - 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Patrícia Petromilli Nordi Sasso Garcia
Beneficiário:Patrícia Petromilli Nordi Sasso Garcia
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde ocupacional  Estudantes de odontologia  Ergonomia  Acuidade visual 

Resumo

Este trabalho tem como objetivo observar o efeito da magnificação na postura de trabalho durante a realização de procedimentos odontológicos restauradores. Para isso, propõe-se a realização de dois estudos experimentais laboratoriais. No experimento 1, será realizado um estudo para a observação da acuidade visual de estudantes de odontologia em função de cinco diferentes condições visuais (visão natural, visão com lupa simples com 3,5x de aumento, visão com lupa do sistema Galilean com 2,5x de aumento; visão com lupa do sistema Keplerian com 3,5x de aumento e utilização do microscópio operatório com 6,4x de aumento) e distância de trabalho olhos do operador/boca do manequim em dois níveis (de 30 a 40 cm e distância de livre escolha do operador, segundo conforto). Além disso, serão avaliados os desvios angulares da posição neutra de tronco e pescoço de cada estudante. A acuidade visual será medida através de uma tabela de E-optótipos localizados em cavidades distais de primeiros molares superiores. Serão realizadas tomadas fotográficas durante a avaliação da acuidade visual, permitindo o cálculo das medidas dos desvios angulares para cada condição visual. No experimento 2, será realizado um estudo para verificar o efeito de quatro condições visuais (visão direta, lupa simples, lupa com sistema Galilean; lupa com sistema Keplerian) e experiência do operador nos conceitos de Dentística e Ergonomia em Odontologia (aluno de graduação e aluno de pós-graduação) sobre a postura de trabalho, durante a realização de preparos cavitários Classe I em primeiros molares superiores de todos os hemi-arcos. O registro das posturas de trabalho será realizado por meio de filmagem. A avaliação dos filmes será realizada por meio do Método de Avaliação de Postura de Trabalho em Odontologia (MAPETO). Será realizada a avaliação da qualidade dos preparos através de um sistema de classificação. Para ambos os experimentos, será realizada a análise estatística descritiva e verificação dos pressupostos de normalidade e homocedasticidade. No experimento 1, será realizada a Análise de Variância (ANOVA) pareada a dois fatores e uma matriz de correlação será elaborada para verificação dos desvios angulares em relação à distância de trabalho adotada, para cada sistema de magnificação. No experimento 2, será realizada ANOVA a dois fatores e pós-teste de Tukey. O cálculo de concordância entres os diferentes operadores será realizado por meio do método de Blend-Altman. O nível de significância adotado será de 5%. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAZOS, JULIA MARGATO; WAJNGARTEN, DANIELLE; DOVIGO, LIVIA NORDI; GARCIA, PATRICIA PETROMILLI NORDI SASSO. Implementing magnification during pre-clinical training: Effects on procedure quality and working posture. EUROPEAN JOURNAL OF DENTAL EDUCATION, MAY 2020. Citações Web of Science: 0.
WAJNGARTEN, DANIELLE; NORDI SASSO GARCIA, PATRICIA PETROMILLI. Effect of magnification devices on dental students' visual acuity. PLoS One, v. 14, n. 3 MAR 27 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.