Busca avançada
Ano de início
Entree

Educação Física na perspectiva inclusiva: identificação dos obstáculos e facilidades na rede municipal de ensino de Campinas - SP

Resumo

Atualmente a inclusão é compreendida como um processo de reforma educacional amplo para remoção de barreiras à aprendizagem e participação de todos os alunos. A inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física ainda encontra muitas barreiras, sendo marcada pela exclusão, participação limitada ou segregação deste aluno. O presente estudo é reflexo de parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Campinas e a Faculdade de Educação Física da UNICAMP com objetivo de potencializar e ampliar a participação de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física através das ações de capacitação continuada dos professores, contratação de estagiários e material adaptado para as aulas de Educação Física. O estudo tem como objetivo analisar os problemas e necessidades presentes ainda no processo inclusivo nas aulas de Educação Física em escolas municipais de Campinas - SP, com identificação de obstáculos e facilitadores para sua concretização. O estudo será desenvolvido em escolas da rede municipal de ensino, com participação de professores de Educação Física e alunos com deficiência regularmente matriculados. Serão utilizados quatro instrumentos de medida distintos: observação não participante, memorial descritivo, entrevista de grupo focal e entrevista semiestruturada. Estes serão analisados através do método de análise de conteúdo através da técnica de análise categorial. Inicialmente estes instrumentos serão analisados separadamente de acordo com seus objetivos específicos e posteriormente seus resultados serão triangulados a fim de validação e complementação. Como resultado espera-se identificar a realidade e problemas ainda presentes na inclusão nas aulas de Educação Física, bem como avaliar as ações instituídas na rede municipal de ensino para sua concretização. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TANURE ALVES, MARIA LUIZA; DE SOUZA, JOSLEI VIANA; GRENIER, MICHELLE; LIEBERMAN, LAUREN. The invisible student in physical education classes: voices from Deaf and hard of hearing students on inclusion. INTERNATIONAL JOURNAL OF INCLUSIVE EDUCATION, MAY 2021. Citações Web of Science: 0.
TANURE ALVES, MARIA LUIZA; GRENIER, MICHELLE; HAEGELE, JUSTIN A.; DUARTE, EDISON. `I didn't do anything, I just watched': perspectives of Brazilian students with physical disabilities toward physical education. INTERNATIONAL JOURNAL OF INCLUSIVE EDUCATION, v. 24, n. 10, p. 1129-1142, AUG 23 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.